Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Motoristas de ônibus e cobradores do Rio anunciam paralisação a partir de meia-noite desta quarta (15)

terça-feira, março 14, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb -Rio) anunciou, no início da noite desta terça-feira (14), que fará uma paralisação de 24h em protesto contra a Reforma da Previdência, a partir da 0h desta quarta-feira. 

Segundo o presidente do sindicato, Sebastião José, o número de adesão da categoria só poderá ser indicado nas primeiras horas de quarta. "Ainda não sabemos como será a adesão nas garagens, mas o sentimento da categoria é pela paralisação. Vamos fazer tudo dentro da lei, para que a população não seja prejudicada. A reforma proposta pelo governo vai atingir todo o setor de transportes. Hoje um motorista que começa trabalhando aos 25, por exemplo, vai se aposentar com 74 anos. Acaba com a aposentadoria do rodoviário e de outras categorias. Vamos saber como será a partir das primeiras horas da manhã", pontuou.

Na assembleia, estiveram presentes 360 motoristas e cobradores de ônibus convencionais, BRT's, escolares, fretamento e demais setores dos transportes. "A categoria está revoltada e o protesto também chama a atenção para nossas péssimas condições de trabalho. Aos 25 anos, um motorista tinha aposentadoria especial. O benefício foi cortado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e passou para 30, 35 anos. Mas já aos 25, o rodoviário tem uma série de doenças e males devido às condições de seu trabalho", finalizou Sebastião.

Greve nas redes pública e particular

A paralisação de amanhã contará ainda com as categorias da Educação em todo o estado. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe), além da rede estadual, professores e servidores de pelo menos 15 redes municipais vão aderir ao movimento, entre unidade do colégio Pedro II e Cefet.

O Sepe afirma que os municípios são Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itabotaí, Japeri, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Valença.

Na rede particular, pelo menos 17 escolas anunciaram paralisação contra a Reforma da Previdência. Entre os locais estão, Oga Mitá (Tijuca/Vila isabel), Escola Parque (Gávea/Barra), Escola da Travessa (Laranjeiras, parcialmente), Colégio São Vicente de Paulo (Cosme Velho), Colégio Andrews (Humaíta), Colégio Teresiano (Gávea), Escola Eden (Laranjeiras), Escola Sá Pereira (Botafogo), Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat, Santa Teresa), Colégio Franco Brasileiro (Laranjeiras), Colégio Santo Inácio (Botafogo), Centro Educacional de Niterói (CEN); Santo Agostinho (Leblon) e todas as unidades do Colégio De A a Z.
via: jornal o dia
14/03/2017
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar