Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Dia da árvore é comemorado em Belford Roxo que promete plantar 10 mil mudas na cidade

quinta-feira, setembro 21, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

O plantio de dezenas de mudas de pau -brasil marcou o Dia da Árvore em Belford Roxo na manhã de hoje (21). Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a solenidade aconteceu na sede da Fazenda do Brejo, uma construção de 1815, que retrata a história da cidade, localizada atrás da Faculdade Uniabeu, no centro. Alunos da Escola Municipal Ernesto Pinheiro Barcellos, que integram o Projeto de Educação Ambiental Educando com a Horta, do Novo Mais Educação, participaram do evento. Em seu discurso, o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, anunciou que 10 mil mudas de árvores serão plantadas em todo o município nos próximos meses, através do Projeto Semeando Um Novo Tempo."Vamos salvar o planeta e vamos nos salvar também", disse.

Durante a solenidade os alunos ouviram atentos informações sobre o projeto de revitalização da Prefeitura para a Fazenda do Brejo que envolve a criação de um parque municipal, com um corredor verde, de aproximadamente dois quilômetros, ligando até a Fazenda Esperança. A turma sorriu quando ouviu o secretário dizer que o lugar será de turismo, com lazer, espaço kids, área gourmet, lago artificial, teatro e muitas outras atrações. O funcionamento dos ecopontos instalados em duas escolas e duas igrejas, para coleta de óleo de cozinha, foi detalhado aos estudantes. Segundo o secretário, mais 12 serão criados, em breve, e funcionarão nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A primeira-dama, secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, representou o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho. Ela afirmou que estava na fazenda pela primeira vez e disparou elogios ao lugar: "Aqui é uma riqueza natural. Um lugar maravilhoso que representa a história de nossa cidade. É preciso dar à natureza o respeito que ela merece". Os secretários de Vigilância Sanitária, Gilson de Souza; de Articulação Política, Algacir Moulin e de Comunicação Social, André Rocha, participaram do evento. A professora Kezia Macedo representou o secretário municipal de Educação, Denis Macedo; a cabo Renata dos Santos Bastos representou o comandante do 39º Batalhão da Polícia Militar, coronel Valdecir Santos Lima. A diretora da Escola Municipal Ernesto Pinheiro Barcellos, Marizete Venial acompanhou os alunos.

Pau-Brasil e Alface Orgânico

Antes do encerramento a primeira-dama plantou uma das dezenas de mudas de pau-brasil na fazenda. Ela pediu ajuda do aluno, Claudio Alexandre dos Santos Cristo, 11, aluno do 5º ano. "Eu adoro plantar árvores", disse o menino ao lado de Daniela. Todos os participantes, regressaram às suas casas, com uma boa sugestão para compor uma salada: um pé de alface orgânico, da horta cultivada pelos alunos.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar