Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Menina morre em Nova Iguaçu após tomar vacina contra a febre amarela

quinta-feira, janeiro 25, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
Por: Aline Alencar 

NOVA IGUAÇU - A jovem Vitória Mariana Souza Gomes, de 17 anos, morreu nesta quinta-feira (25), no Hospital Geral de Nova Iguaçu, a Posse. Segundo informações de parentes, Vitória teria tomado a vacina contra febre amarela, no último dia 10 deste mês, após ter tomado a dose, começou a sentir uma dor de cabeça e enjoo. Ela foi levada até a UPA mais próxima de sua residência, onde segundo parentes, deram uma dipirona e mandaram a jovem para casa. O quadro dela só fez piorar, iniciando um inchaço nas vistas. Vitória teve que ser internada às pressas por conta de uma febre muito alta. A vítima ficou em coma respirando somente por aparelhos. Os médicos fizeram um teste da febre amarela e o resultado só sairia dentro de dois dias.

Uma das vistas de Vitória não parava de inchar.

"Antes de aplicar a vacina, eles deveriam pedir exames para a pessoa, vitória era uma linda jovem, cheia de vida, a gente entra na fila na tentativa de "se proteger", e aí acabamos virando estatística, se ela tivesse algum problema de saúde, talvez em uma entrevista com um médico, isso poderia ter sido evitado", disse uma amiga em uma rede social.

O namorado da jovem também se manifestou em seu perfil. 

"Eu poderia falar que lá se vai uma estrela brilhar no meu céu, mas não ( vc sempre iluminou ou meu céu ) desde o dia em que te conheci ... Quando eu te conheci fiquei bobo pq nunca imaginei que fosse encontrar uma pessoa que se parecesse taaanto comigo🙈, uma pessoa que goste das mesmas coisas que eu, os mesmo lugares, as mesmas maluquices o mesmo tudo!♥️♥️ Vc me fazia rir a cada segundo que eu estava com vc, toda hr fazia uma graça ou falava uma besteira♥️. Mano vou falar pra vcs (OHH MENINA PRA GOSTAR DE TIRAR FOTOS 💆🏽‍♂️) era ela pegar o celular e tirar 300 fotos. Eu te agradeço por cada momento, cada risada e cada lágrima que vc tirou de mim 💔😞. O que mais me doeu foi chegar na sua casa e ver que vc não estava mais lá 😭😭😭😭....Quando os médicos vieram entregar suas coisas, eles disseram que vc ficou desesperada pq tiraram a aliança do seu dedo e isso me doeu muuuuuuuuuuito, até mesmo quando não estava aguentando vc se importou com a gente! Vc sabe que eu fiz de tuuudo pra cuidar de vc, não conseguia sair do seu lado nem por uma minuto, até mesmo quando eu precisava sair vc reclamava .. lembro de quando vc estava no UPA cheia de dor e eu fiz uma gracinha pra vc rir, olha que funcionou é muito bem, vc não conseguia parar de rir e isso me trouxe um pouquinho de alegria e preocupação, pq eu fiquei com medo de vc sentir mais dores... pelo menos isso tudo valeu a pena .... oque me deixa mais tranquilo é saber que vc se foi feliz .... eu não sabia o quão vc me amava até sua mãe vim me falar todas as coisas boas e bonitas vc dizia, coisas que nunca escutei de ninguém 😞♥️💔... Enfim...... cada momento maravilhoso que tivemos vai ficar guardado para sempre, e como vc dizia pra “GAROTA EU TE AMO” Vou sentir muuuitas saudades suas meu mulequinho♥️😭😭😭😭😭😭😭 Eu ainda tenho muuuita coisa pra escrever mas vc já sabe de tudo ♥️" disse Lucas Fernandes. 

O que é Febre amarela?

A febre amarela é transmitida por dois tipos de mosquitos, o modo como ambos transmitem e manifestam-se é o mesmo. O mosquito Haemagogus, age no ciclo silvestre e nas áreas florestais. O mosquito mais perigoso de todos os tempos conhecido como Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika, não conquistou sua fama de vilão após transmitir essas doenças terríveis, ele já era conhecido há muito tempo, por transmitir a Febre Amarela nas áreas urbanas.

Houve diversas preocupações e prevenções, naquele momento, sobre essa doença e, principalmente, sobre esses transmissores, então, a vacina foi desenvolvida, trazendo proteção contra esses inimigos. As pessoas deixaram de preocupar-se com a doença, todavia, esqueceram o pior dos transmissores.

Combater o mosquito Aedes aegypti é responsabilidade de todos nós, começando por vacinar a família e a si próprio.

Quem pode tomar a vacina?

Existem muitas zonas de riscos na América do Sul, Central, além de determinados lugares na África em que o mosquito mais se prolifera, por isso é muito importante que bebês, após os 6 meses e pessoas até os 60 anos, sejam vacinadas.

A pessoa a partir dos 60 anos que tenha boa saúde, não tenha sido vacinada, e, precise viajar para uma zona de perigo, poderá tomar a vacina. Entretanto, é preciso antes de qualquer decisão, procurar um médico, pois ele poderá esclarecer qualquer dúvida e avaliar o paciente.

Duas doses da vacina garantem proteção contra a febre amarela por toda vida, todavia, é preciso o intervalo de 10 anos para imunizar.

Observação

As crianças que foram vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba ou catapora, devem aguardar um período de 4 semanas para tomar a vacina contra a febre amarela, pois as doenças citadas acima são de vírus atenuados e vivos.

Quem não pode tomar a vacina?

A vacina é proibida para bebês com menos de 6 meses, o único meio de protegê-los é através de mosqueteiros. Também recomenda-se o uso de telas e repelentes de tomadas, porém, é fundamental que essa tomada com o dispositivo esteja com a distância de no mínimo 2 metros do berço.

A vacina é contraindicada para dois tipos de mulheres: As gestantes e as que amamentam, todavia, sob liberação médica, pode surgir algumas exceções.

Existe também contraindicação para aqueles que possuem imunossupressão, causadas por doenças ou medicamentos, e também por alergia à gelatina, proteína do ovo e o antibiótico eritromicina.

Observações

Adultos ou crianças que estejam num estado febril precisam aguardar para tomar a vacina contra a febre amarela. Ela só deve ser tomada quando essas pessoas estiverem curadas. Às vezes, poderá haver alguma exceção, mas, somente o médico têm autoridade para fazê-lo e sob a orientação dele poderá ser possível ser aplicada a vacina.

NOTA DO HOSPITAL 

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) esclarece que o exame laboratorial feito na menor, de 17 anos, descartou a causa da morte por febre amarela. O resultado negativo foi divulgado na manhã desta sexta-feira (26), pelo laboratório LACEM, em Manguinhos (RJ).

A paciente deu entrada na unidade na última terça-feira (22) em estado gravíssimo com quadro clínico de insuficiência respiratória. Foi atendida na emergência e internada em estado na Unidade de Tratamento Semi-Intensiva (USI). O quadro clínico agravou para uma pneumonia bacteriana grave, e a menor morreu na última quinta-feira (25).

Por: Redação/ Jornal Destaque Baixada
25/01/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar