Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Projeto EDUC abre inscrições para o primeiro ecoclube da Baixada Fluminense

segunda-feira, fevereiro 26, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Jovens de Duque de Caxias terão a oportunidade de aprender conceitos e práticas socioambientais no ecoclube EDUC, um projeto de educação ambiental continuada realizada pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. As inscrições para o processo seletivo serão abertas no dia 23 de fevereiro e poderão ser feitas até 19 de março. Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal no valor de 350 reais. Serão classificados 15 meninos e meninas entre 15 e 17 anos, além de 5 vagas para o cadastro de reserva. Desse total, 5% serão reservados para pessoas com deficiências.

O projeto vai estimular o protagonismo comunitário nas comunidades Vila Serafim, Centro de Campos Elíseos, Saraiva, Bom Retiro e Parque Marilândia. É necessário já ter cursado ou estar cursando o sexto ano do ensino fundamental. Para os que ainda não concluíram o ensino médio, é preciso estar matriculado e frequentando a escola. O edital com todas as informações para os interessados estará disponível, a partir do dia 23/02, no endereço: www.facebook.com/projetoeducoficial.

As atividades do ecoclube ocorrerão ao longo de 12 meses, com dois encontros semanais de duas horas cada, na parte teórica. Já as aulas práticas contarão com atividades de campo nas localidades de atuação.

Ecoclubes

Ecoclubes são um movimento internacional de participação juvenil que agora chega à Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Liderado pelos próprios jovens, os participantes articulam ações buscando a mudança da realidade das localidades onde estão inseridos através de campanhas de sensibilização e propostas que promovam a sustentabilidade.

“Uma série e fatores nos leva a implantar o primeiro ecoclube da Baixada em Duque de Caxias. Primeiro, pelos problemas socioambientais diagnosticados e ainda, pela capacidade de assimilação de boas práticas, tão comuns aos jovens. Esta ação, consorciada com um grande trabalho de educação ambiental, nos permite praticar a máxima - comumente atribuída a Pitágoras - de que se educarmos os pequenos, não será preciso punir os homens”, explica Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar.

Projeto EDUC

O Projeto EDUC fortalece a comunidade para que ela possa desempenhar um papel ativo no seu próprio desenvolvimento. Em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto está realizando um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, que possam ser trabalhadas de forma participativa. Estão previstas ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos - como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Os interessados podem se inscrever nas oficinas e acompanhar todas as ações do projeto em facebook.com/projetoeducoficial.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar