Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Baixada ganha destaque da literatura negra

segunda-feira, março 05, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A literatura negra estará em destaque em evento itinerante em Caxias , na Baixada Fluminense , a Festa da Literatura negra, acontece no dia 17 de março , na Biblioteca Municipal Governador de Moura Brizola. O Evento é realizado pela Editora Malê em parceria com o coletivo LiteraCaxias com objetivo de promover obras de escritores (a) negro(a)s, divulgação literária , debates e aproximação de leitores e escritores.

Nesta edição da Festa da Literatura Negra o escritor Iguaçuano Éle Semog será homenageado , considerado um dos mais importantes escritores da Literatura Negra brasileira , além de ser um dos principais articuladores culturais responsáveis pelos movimentos iniciais da Literatura Negra no final da década de 1970 e início da década de 1980. Esse ano comemora-se 40 anos do seu livro , redigido com o escritor baiano José Carlos Limiera, “O arco-íris negro”. Na ocasião , as mulheres escritoras serão parabenizadas pelo Dia Internacional da Mulher em mesas de debates, assim como autores convidados irão discutir diversos temas , como os desafios para empreender na carreira como escritor , busca pela editora , dificuldades na divulgação das obras , etc. 

Para o diretor da editora Malê , Vagner Amaro , idealizador do evento , a proposta é modificar o quadro de desigualdade na cena literária por meio destas ações. “O que propomos com os eventos voltados para a literatura negra é ampliar a diversidade cultural na literatura , é democratizar os textos , perspectivas , sensibilidades e talentos dos autores convidados , mas também , propor que as pessoas se democratizem ao ter contato e envolvimento com obras de tamanha potência e singularidades",concluiu.

A iniciativa de levar o evento para Caxias foi do escritor Marlon Souza, criador do Coletivo LiteraCaxias que promove diversas feiras culturais na região. A Festa da Literatura Negra serve como incentivo , trocas de experiências , movimento voltado para a criação e mediação literária. E a ideia estabelecida é que outras regiões se interessem pelo evento circulando com a proposta , envolvendo mais leitores , incentivando outros mediadores da leitura e professores a utilizarem este repertório.

Programação:

Festa da Literatura Negra
Dia 17 de março , das 13 às 17 horas , na Biblioteca Municipal Governador de Moura Brizola

Entrada gratuita

Classificação livre
Local: Av. Governador Leonel de Moura Brizola , S/N - Centro , Duque de
Caxias – RJ
13h Abertura - Mesa Mulheres negras e literatura
14h Homenagem a Éle Semog e lançamento de edição comemorativa do autor
15h Literatura por jovens autores
16h Autores da Baixada

Por: Sofia Teixeira
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar