Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mulheres aprendem defesa pessoal na Vila Olímpica de Belford Roxo

sexta-feira, março 16, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Esporte e Lazer de Belford Roxo iniciou o projeto “Mulheres em Ação”, que consiste em aulas gratuitas de defesa pessoal para o sexo feminino. O curso, que tem 34 mulheres inscritas, dura seis segundas-feiras, das 18h às 19h30, na Vila Olímpica (Rua Lecilio, s/n, Nova Piam). A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, participou do evento. Antes de iniciar a aula, uma convidada faz palestra sobre um tema específico ligado à mulher. Na próxima segunda-feira (19/03), a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Ceambel), Cláudia Cecília abordará a importância da Lei Maria da Penha.

O secretário-executivo de Esporte e Lazer, Jeferson Vieira, explicou que a ideia do curso não é fazer com que a mulher saia brigando sem qualquer motivo. Segundo ele, um dos objetivos é trabalhar para que elas aumentem a autoconfiança. “São noções básicas de karatê, jiu-jítsu e judô para que as mulheres aprendam a se defender de uma possível agressão. Trabalhamos também o empoderamento feminino (ação que consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos). O curso tem seis aulas, mas a ideia é expandirmos para fazermos novas inscrições”, comentou Jeferson que é graduado em judô e jiu-jítsu e um dos professores do curso. “Nestas aulas as mulheres terão conhecimento adequado das técnicas de defesa pessoal, tanto na parte técnica quanto na prática”, emendou o secretário-adjunto Brayan Lima, ao lado do secretário-executivo Maurício Fidélis.

Os outros professores do curso são: Arnaldo Rogério (jiu-jítsu), Cláudio Leonardo (judô), Ademir Gonçalves (karatê), Alex Silva (jiu-jítsu), Fábio Vom (jiu-jítsu) e Edinelson Lemos (capoeira).

Daniela Carneiro destacou o papel da mulher na sociedade. A secretária enfatizou que é importante o curso para que as mulheres tenham noções de defesa pessoal. “Fico feliz com a iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, pois é sempre bom estarmos preparadas para qualquer situação”, resumiu.

Um dos tópicos da aula foi como aprender a cair no chão. Os instrutores explicaram que o ideal em uma queda de frente o ideal é encolher os braços e tocar as palmas das mãos no solo imitando o exercício de flexão. Outra técnica explicada foi a do agarrão no pescoço.


Aos 53 anos, a consultora de beleza Raquel Sales, 53 anos, gostou da aula e destacou a paciência dos professores ao explicarem os golpes. “O curso é bom para que possamos aprender a nos defender e a aumentar a nossa autoestima”, finalizou. “Prestei bem atenção no que foi explicado e vou fazer as outras aulas”, completou a dona de casa Maria dos Santos, 35.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar