Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo vai implantar Programa Família Acolhedora

quinta-feira, abril 26, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
 
Belford Roxo irá implantar em breve o Programa Família Acolhedora. O anúncio foi feito na última quarta-feira (25) pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura e pelo secretário-ajunto da pasta, Diogo Bastos, durante o V Encontro de Técnicos de Referência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizado na sede da Uniabeu. O evento contou com a palestra ministrada por Marcy Gomes, da Terra dos Homens, que apresentou o tema “Serviço de Família Acolhedora - uma possibilidade de convivência familiar e comunitária”.

A palestrante explicou sobre o funcionamento da Terra dos Homens e do Programa Família Acolhedora, que já está implantado em algumas cidades do Brasil. “Atualmente a Terra dos Homens realiza um trabalho aqui no bairro Santa Tereza. O nosso objetivo é ajudar a transformar as vidas de crianças e jovens, além de seus familiares. O programa já deu certo em outros lugares e queremos avançar ainda mais”, disse Marcy Gomes, que trabalha na Terra dos Homens há mais de 20 anos.

De acordo com Rosana Moura, o governo Waguinho está promovendo várias capacitações para os técnicos e profissionais. “É necessário conhecer melhor os programas executados no município e fortalecer parcerias para realizar um bom trabalho”, frisou a secretária. Segundo o secretário-adjunto de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, o município estuda junto à Terra dos Homens a melhor forma de implantar o Programa Família Acolhedora. “Estamos estudando a nossa realidade. Com o programa, vamos fortalecer o vínculo familiar e comunitário de crianças e adolescentes, além de trabalhar a família como um todo”, explicou Diogo.

Além dos secretários Rosana Moura e Diogo Bastos e da palestrante, participaram do encontro a diretora de Proteção Social Básica de Belford Roxo, Rosane Gonçalves, a diretora de Proteção Social Especial do município, Aureli Neves, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo (CMAS), Carla Fernandes e Helena Piombini, da Terra dos Homens, entre outros.

Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente. Receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta.

Fotos: Claudio Nunes/PMBR/Divulgação
26/04/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar