Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Paracambi recebe projeto de teatro acessível premiado pela ONU

segunda-feira, abril 30, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Group made by empresa Tatá Werneck é o espetáculo em que as pessoas sem e com deficiência, inclusive visual e auditiva, participam juntas. O patrocínio é da MRS Logística

Nos dias 09 e 10 de maio, a cidade de Paracambi, no Rio de Janeiro, recebe uma programação para as mais diversas atividades: atividades culturais que são uma experiência ampla, profunda e inovadora em acessibilidade e inclusão. E o melhor: tudo de graça.

A ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista Claudia Werneck, traz uma cidade de oficina (09) e um espetáculo de teatro (10) que, com 10 recursos disponíveis, permite uma participação de todas as pessoas - com e sem deficiência. O projeto “Aqui é cultura acessível” é feito pela MRS Logística e percorre as regiões por onde passa uma ferrovia.

O público vai poder conferir a apresentação da peça “Os espaços e os sons” - Teatro de Mobilização pela Diversidade. Criado pela atriz e apresentadora Tatá Werneck, já foi assistido por mais de 100 mil pessoas e premiado nas Nações Unidas, já que o único no mundo a realizar espetáculos com uma acessibilidade máxima. O texto aborda, com muito humor, questões cotidianas de preconceito e discriminação. São sete esquetes em que os atores e atrizes se revezam em seus personagens com uma plateia de facilidade, fazendo com que todas as pessoas - com e sem deficiência - se divirtam juntas no teatro.

Para obter uma participação de todas as pessoas, é possível que elas sejam mais completas, sejam disponibilizadas nos recursos de acessibilidade, como a língua de sinais brasileira, fones de ouvido, material de comunicação em braile e formatos digitais, tátil cenário, rampas de acesso, banheiro adaptado e atendimento ágil desde a fila.

Grupo premiado pela ONU é o único no mundo a fazer espetáculos 100% acessível (foto: Luciano Bogado)

Já é uma Oficina de Teatro Acessível, ministra e participa do grupo, é uma atividade de divulgação e divulgação nos temas da inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. A antiga, criada pela Escola de Ensino, usa os jogos para uma reflexão sobre o que é uma sociedade inclusiva. Em Paracambi, uma oficina será voltada para o ensino secundário, mas qualquer pessoa interessada poderá participar da Secretaria de Educação.

“A cultura com acessibilidade é uma experiência libertadora e revolucionária. É o momento em que percebemos como, ao longo da nossa existência, vivemos de forma apartada de outras pessoas que fazem parte da mesma espécie que nós ”, explica Claudia, referência internacional em inclusão. "É preciso sensibilizar toda a sociedade, incluindo a legislação eo poder público, para que sejam incorporadas como práticas inclusivas, és na legislação, na área da cultura. "O projeto não tem o objetivo de garantir que as pessoas fiquem expostas às placas, mas todas elas, com ou sem deficiência, possam aparecer e participar das produções com total dignidade", defende Cláudia.

Verônica Magestade, Especialista em Relações Institucionais da MRS, ressalta a importância do projeto para uma estrada nas quais uma ferrovia está presente. “Projetos de porte, são, são realizados em grandes centros. O desafio aceito pela nossa parceria com a Escola de Gente é garantir que todas as pessoas que têm uma oportunidade de vivenciar a prática de integração, demonstrem que o acesso à educação é real e possível. , Fundação Pedro Jorge, da Associação Nacional dos Procuradores da República, da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, da Ashoka Empreendedores Sociais e do Senado Federal.


Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar