Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados oferece programação especial no Dia de Combate à Hipertensão

quinta-feira, abril 26, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
 
Comemoração contou com oferta de serviços gratuitos de saúde em praça pública e aulão para pacientes do CETHID

Aos 75 anos, dona Joana Rodrigues de Amadeus sabe que precisa tomar alguns cuidados para continuar a passear pela cidade de Queimados esbanjando saúde. Diagnosticada com hipertensão há muitos anos, a moradora do bairro São Francisco foi um dos pedestres a aferir a pressão arterial em plena Praça Nossa Senhora da Conceição na manhã desta quinta-feira (26).

“Temos que nos cuidar para viver mais e melhor. Me trato na Clínica da Família do Bairro São Jorge e tomo os remédios certinhos para controlar a pressão e não ter problemas piores. Muito bom poder contar com serviços de saúde num local público como esse”, comentou a aposentada.

Além dela, outras 300 pessoas a receberam atendimento desde as 9h em uma das programações relativas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, promovida pela Prefeitura de Queimados por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Durante o evento, a população também pôde realizar gratuitamente teste de glicose, receber orientações acerca da prevenção e tratamento da doença e se vacinar contra a gripe.

Os programas de combate à tuberculose, às doenças sexualmente transmissíveis (DST's), à hanseníase e os núcleos de nutrição e atendimento ao idoso também participaram da ação e ofereceram orientações e encaminhamentos para consultas. De acordo com a Subsecretária Geral de Saúde, Ruth Costa, a prevenção é a melhor forma de evitar complicações graves na saúde cardiovascular.

“Como a hipertensão é uma doença crônica, é preciso que a saúde pública ofereça meios de tratá-la corretamente desde o diagnóstico. Com essas ações abertas orientamos e encaminhamos para a rede de atendimento do município”, declarou a gestora.

Já a Coordenadora do Programa Municipal de Hiperdia, Dayane Félix, explica que a hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea. “Isso faz com que o coração tenha que fazer um esforço maior do que o normal para o sangue circular através dos vasos sanguíneos”, comentou.

CETHID: referência de combate à hipertensão

Responsável pelo atendimento de cerca de 6 mil hipertensos por mês - dos quais 2 mil são queimadenses - entre consultas de clínica geral e cardiologia, o Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID) não poderia ficar fora das comemorações ao Dia de Combate à doença.

Além dos serviços rotineiros de atendimento em diversas áreas de saúde – tais como nutrição, psicologia, fisioterapia, endocrinologia, angiologia e oftalmologia –, a unidade ofereceu um aulão aos pacientes dos setores de reabilitação cardíaca e fisioterapia. Comandados pelas fisioterapeutas Priscila Amorim e Viviane Roriz, os alunos praticaram exercícios de alongamento e melhora de postura, atividades físicas que contribuem para uma vida saudável.

Para receber atendimento na unidade é preciso apresentar - além do encaminhamento médico ou guia de referência - cartão do SUS, comprovante de residência e documento de identidade originais. O CETHID fica localizado à Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu e atende pelo telefone 2665-6952.

Imagens: Thiago Loureiro
26/04/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar