Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Educação de Belford Roxo promove conferência participativa

quinta-feira, maio 17, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Educação de Belford Roxo abriu espaço para pais, alunos, conselheiros e representantes de vários segmentos sociais, participarem da terceira edição da Conferência Municipal de Educação. O evento, realizado hoje (17), das 8 às 17h, no templo da Assembleia de Deus, na Avenida José Mariano dos Passos, centro da cidade, ganhou um cunho democrático e ampliou discussões na elaboração do Plano Municipal de Educação. “A educação não avança sozinha. É preciso que haja política intergovernamental e gestões democráticas“, disse a professora, Jane Millan, representante do Ministério da Educação (MEC).

Ao iniciar a conferência, o secretário municipal de Educação, Denis Macedo, lembrou os 50 anos do movimento estudantil, que explodiu na França em 1968. “Foi um movimento histórico, revolucionário, onde alunos e professores estiveram envolvidos lutando por mudanças e por liberdade. Muitos perderam suas vidas. Hoje quando discutimos o planejamento da educação não podemos deixar de citar um fato tão importante na história mundial”, destacou Denis. “A participação popular é importante para que possamos desenvolver bem os programas de políticas públicas. É por isso que optamos por uma conferência participativa, aberta a todos”, assegurou ele.

“Nossa opinião”

Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Lorrayne da Silva Lima, 16, participou do evento representando a Escola Municipal Manoel Gomes. “Achei importante a conferência ser aberta, principalmente para os estudantes”, afirmou a jovem. Para ela, não se pode planejar educação sem ouvir a opinião dos alunos. “E essa é uma das sugestões que quero dar. Afinal, os alunos precisam ser mais ouvidos, pois a nossa opinião é importante”, enfatizou a estudante que pretende ser policial federal.

Durante a conferência os educadores apresentaram os resultados dos debates promovidos nos fóruns escolares, como o Dia D sobre Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, realizado em todas as escolas da rede município, com a participação de professores, gestores e pais de alunos. Ainda durante o evento foram organizadas salas temáticas para debates. Entre os assuntos: Ideb, Educação infantil, Ensino Fundamental, alfabetização e melhoria na aprendizagem. O Procurador Geral da Prefeitura, Ricardo Tonassi , a representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, Nelcy Regina da Silva Avelar e a professora Graça Santos participaram da abertura do evento.

17/05/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar