Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Jovem morador de Belford Roxo que vendia balas se torna profissional na área da beleza

terça-feira, maio 08, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Dados do último censo comprovam que mais de 11 milhões de brasileiros procuram uma oportunidade de emprego. Para os jovens, a situação é ainda mais complicada. A cada três jovens entre 16 e 24 anos, um ainda não encontrou a primeira colocação no mercado de trabalho no País. Assim, se encontrava o jovem Arthur Moraes da Silva, de 18 anos, morador do bairro Piam, em Belford Roxo, Baixada Fluminense. Há alguns anos, buscando sua independência financeira, Arthur procurou alternativas de atividades informais que pudessem ajuda-lo no orçamento. Inicialmente, distribuiu panfletos nas ruas, depois passou a vender balas e mesmo se esforçando muito, o que ganhava não cobria todas as despesas e o sonho de ter uma vida melhor ficava ainda longe.

Mas ele não desistiu e percebeu que, somente com uma boa qualificação ele poderia dar uma guinada em sua vida e foi à luta. Recém-formado do Curso de Designer de Sobrancelha, oferecido gratuitamente pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Belford Roxo, o atendido fala do primeiro contato com a Instituição e da convivência com o grupo: “ Tomei conhecimento por conhecidos que falavam sobre a LBV, então fui lá e me inscrevi no curso. A minha convivência no curso foi bem harmoniosa, pois temos que saber chegar e entrar em qualquer lugar. A instrutora é bem paciente, adorei o curso. ”

Panfleteiro e vendedor de balas e doces até alcançar uma oportunidade na área da beleza

“ Eu saí de casa, fui morar sozinho, então busquei alternativas. Trabalhava com divulgação de cursos na rua. Sendo que vi que aquilo não era o que eu queria para minha vida. Como vou crescer aqui? Pensava. Fui demitido, fui para outro emprego, resisti ao máximo. Mas dei um basta. Comecei a vender balas. Nessa área da beleza, da estética, comecei com o curso de designer de sobrancelha e depois vou me aprofundando mais. O curso foi muito bom, se a pessoa não tiver perseverança não chega a lugar nenhum. Eu fiz o curso, me esforcei na prática, me esforcei e agora já estou trabalhando na minha função. Hoje, trabalho num salão de beleza, no Centro de Belford Roxo, como designer de sobrancelha e estou gostando muito”, detalha o jovem.

Planejamento e qualificação

Fatores fundamentais para que ele conseguisse uma oportunidade de um emprego formal no mercado de trabalho: “Tenho metas de crescimento, estou cursando o 3º ano do ensino médio e quero me aprofundar mais na área de beleza, como o curso de barbeiro que estou fazendo também. Os meus sonhos para o futuro é o crescimento. Eu quero servir na Marinha, mas enquanto não sirvo, eu quero me focar ao máximo na estética porque é o que está me ajudando e é o que eu gosto de fazer. ” Ele aproveita para deixar um recado a todos que almejam ingressar na área da Beleza: “Quero dizer a todos que desejam fazer um curso, se qualificar, procurar fazer o melhor, procurar crescimento. ”

Agradecimento à LBV pela oportunidade recebida

“ Agradeço muito a oportunidade que eu tive, me esforcei, me empenhei. A palavra que hoje me define é gratidão. Quero agradecer à LBV, a todos os companheiros que me ajudaram. A Legião da Boa Vontade me deu um curso, gratuitamente. Hoje, onde estou é graças a ela e que continue assim porque tem muitos jovens, como eu, que precisam de um curso assim e não tem condições de pagar”, pontuou o jovem Arthur Moraes da Silva.

Por meio do programa Capacitação e Inclusão Produtiva, a Instituição oferece diversos cursos profissionalizantes gratuitos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pessoais, bem como o direciona para identificar as possibilidades de crescimento e buscar a inserção no setor corporativo. O objetivo é preparar adolescentes, jovens e adultos de baixa renda para a entrada ou recolocação no mercado de trabalho, além de estimular a convivência comunitária e a participação cidadã.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar