Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Prefeito Farid Abrão visita o Parque Municipal do Gericinó e aprova projeto de revitalização

segunda-feira, maio 14, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
 
O prefeito Farid Abrão visitou, na última sexta-feira (11), o Parque Municipal Natural do Gericinó e acompanhou de perto as melhorias que estão sendo implantadas no local.

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro fez questão de detalhar cada uma das melhorias. "Há dois meses assumi a pasta do Meio Ambiente em Nilópolis e dentre as atividades da secretaria está a de cuidar desta importante área. Desde que assumi procuro conversar com os frequentadores e servidores para que possamos juntos fazer um Gericinó cada vez melhor", disse.

Dentre as melhorias já implantadas está a mudança da entrada de veículos no parque. Agora quem vem ao Gericinó deve acessar o portão existente na esquina entre as ruas Marques Canário e Alberto Teixeira da Cunha. "Logo que assumi recebi muitos pedidos para que eu alterasse a entrada do estacionamento. Após analisar e conversar com o nosso quadro técnico, determinei a mudança e os veículos já não precisam mais passar entre os frequentadores para chegar as vagas", explicou Flávio.

O prefeito Farid Abrão, acompanhado do vereador Abraão David Neto, do chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, e do secretário de Serviços Públicos, Dean Carlo Senra, também observou as palmeiras já plantadas na alameda que liga o estacionamento ao centro de visitantes e a sede da Secretaria de Meio Ambiente, que fazem parte do projeto de reflorestamento do Parque. "O Flávio é um rapaz competente e dei essa missão justamente pela garra que ele tem e isso já está sendo demonstrado. Em tão pouco tempo de gestão, ele já está mostrando serviço. A Prefeitura vem fazendo a sua parte e em pouco tempo teremos aqui um banheiro totalmente novo para os usuários e o Flávio já está preparando um jardim com plantas ornamentais que irão trazer muito mais beleza a essa maravilhosa área. Convido aqueles que ainda não conhecem, que faça uma visita ao Gericinó, tenho certeza que irão se apaixonar", disse.

O parque

O Parque Natural do Gericinó fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e foi reivindicado pelo município de Nilópolis ao Exército brasileiro por mais de 20 anos. Ele está situado no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), cedido pela Força Armada à Nilópolis em 2009.

O Parque guarda espécies das mais variadas plantas: de gramíneas como a braquiária, o capim-colonião, o rabo-de-raposa e a lantana, até árvores e arbustos com predominância para cambará e maricá, além de exemplares de tamanqueira, quaresminha, açoita-cavalo, embaúba, paujacaré, jamelão, mamona, entre outros.

Entre as atividades oferecidas, destaque para as caminhadas, educação ambiental e recreação infantil, além de serem permitidas práticas de esportes ao ar livre. A Secretaria de Meio Ambiente também faz agendamento com escolas, igrejas, empresas e a comunidade em geral para plantio de mudas nativas da mata atlântica no parque.

O Parque Municipal Natural do Gericinó fica na Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, bairro Manoel Reis. A entrada de veículos é feita na esquina entre as ruas Marques Canário e Alberto Teixeira da Cunha. As vagas de estacionamento são gratuitas e limitadas a lotação. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, diariamente. 
 
14/05/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar