Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo distribui 8 mil preservativos em comemoração ao dia dos namorados

terça-feira, junho 12, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

O Dia dos Namorados foi o principal motivo da parceria entre a Secretaria Executiva de Promoção e Proteção à Saúde de Belford Roxo e a Secretaria da Mulher para promover uma palestra educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/Aids) na manhã de hoje (12), na Clínica da Mulher. Pelo menos, oito mil preservativos foram distribuídos às pessoas que aguardavam por uma consulta médica. O município tem cerca de 2.500 pacientes cadastrados no Programa Municipal IST/HIV/Aids. A coordenadora do programa, Zenaide Cadette dos Santos Dutra, assegurou durante o evento, que os adolescentes estão entre a maioria dos infectados por HIV.

Acompanhada dos técnicos da equipe do programa IST/HIV/Aids, Adibe Richa, Dea Santos, Gerenilza Marinho e também da secretária municipal da Mulher, Fabiane dos Santos; secretária-adjunta da Mulher, Marlene Lima e do administrador da Clínica da Mulher, Denis Venancio, a coordenadora Zenaide Cadette disse na palestra que a escolha da clínica não foi à toa : “A mulher é aquela que sabe cuidar. Por isso, optamos pela Clínica da Mulher para que a nossa mensagem tenha um bom alcance. Antes, em décadas passadas, a contaminação por infecções sexualmente transmissíveis ocorria pelo sangue e através de drogas. Hoje não, acontece através do sexo feito sem prevenção. O uso do preservativo tem que ser incentivado”, declarou Zenaide, informando ainda que em todas as unidades de saúde do município têm preservativos masculino e feminino à disposição de todos.

CAMISINHA PARA OS NETOS

Em 2016, o Ministério da Saúde registrou 37.884 casos de Aids no Brasil. Em Belford Roxo o ambulatório do Serviço de Atenção Especializada (SAE), que funciona na Avenida Estrela Branca, 117, bairro Santa Maria, faz acompanhamento de todos os pacientes cadastrados no programa IST/HIV/Aids. “Achei muito interessante a palestra na clínica com distribuição de camisinhas. Estou aproveitando e levando para os meus seis netos, todos rapazes, pois esses jovens de hoje são cabeça dura e não sabem o risco que correm. Eu incentivo o uso”, disse a dona de casa, Nair da Silva Barros, 74, casada há 55 anos.


Dona Francisca Maria Gomes Silva, 60, também levou preservativos para os cinco netos. “Se eles não compram a gente tem que incentivar. Adorei a palestra”, disse ela que aguardava por uma consulta em companhia da sobrinha Angela Alves da Silva, 38. Beti Sá da Silva, que aguardava a vez para atendimento na ginecologia, fez questão de elogiar o evento. “Muito boa iniciativa da Prefeitura. É fácil perceber que o governo está sempre preocupado com a qualidade de vida da população. Vejo sempre eventos de prevenção abertos para todos”, finalizou.

12/06/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar