Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Caminhada na Natureza e Orquestra Sinfônica da Baixada encerram Semana do Meio Ambiente em Nova Iguaçu

segunda-feira, junho 11, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Ar puro, atividade física e música de qualidade. Assim foi o domingo (10) de sol para centenas de pessoas que participaram do encerramento da 2ª Jornada Ambiental de Nova Iguaçu, evento em comemoração a Semana do Meio Ambiente e também aos 20 anos do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. O último dia de atividades foi marcado por uma caminhada ecológica pela Trilha da Varginha que terminou na antiga Pedreira São José, onde o público foi brindado com um espetáculo da Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense. Esta foi uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR).

Durante o percurso da trilha os participantes puderam comtemplar as belezas naturais dos 1.110 hectares de mata atlântica preservada do Parque Natural e também uma vista privilegiada da cidade. Já na pedreira, o público se emocionou com a Quinta Sinfonia de Beethoven e também cantou sucessos atuais como Despacito. Uma Feira da Roça também foi atração, com produtos frescos da agricultura local.

“Foi uma experiência fantástica reunir atletas, corredores e caminhantes nessa imensidão de verde do nosso parque natural para ouvir boa música de uma orquestra composta por jovens da Baixada. Muitas pessoas estiveram no parque pela primeira vez, ficaram surpresas com as belezas naturais e prometeram voltar. A prefeitura atingiu o objetivo de despertar esse patrimônio para que a população visite e ajude a preservar este local”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Cid.

O evento de domingo reuniu não somente moradores de Nova Iguaçu, mas de várias outras cidades, inclusive de outros estados. Matheus Siqueira, 20 anos, veio de Juiz de Fora, em Minas Gerais, para caminhar e assistir ao espetáculo ao lado da namorada Thays Leal, 21. “Ela mora aqui em Nova Iguaçu e ficou sabendo da caminhada e da apresentação da orquestra na empresa onde trabalha. É uma experiência muito legal, valeu a pena”, garantiu Matheus. “A gente sabia da existência da Serra do Vulcão, mas não deste parque. Fazemos sempre trilhas em outras cidades, como a da Pedra do Telégrafo, no Rio, e é legal saber que temos aqui em Nova Iguaçu um lugar como esse”, completou Thays.

O subsecretário de Esporte e Lazer Rafael Reina prestigiou o evento e levou o grupo Mobiliza, que é um movimento de incentivo ao esporte, para a 2ª edição da Caminhada na Natureza. “Este é um evento que agrega pessoas de várias classes sociais e faixas etárias. Tivemos a presença de crianças, adultos e idosos. Queremos reativar estas trilhas da melhor maneira possível e esperamos poder trazer mais atividades como esta”, comemorou Reina.

Moradora do Centro de Nova Iguaçu, a professora Maria Lopes Simões, 58 anos, levou uma cadeira de praia para assistir à Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense, como nos tempos em que ia a shows na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e lembrou da época em que era frequentadora assídua do parque. “Antigamente caminhava no parque uma vez por semana. Estou retornando após quase dez anos e pretendo retomar a rotina de antes e vir com mais frequência. Tomara que haja mais eventos como este”, torce.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar