Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Guarda municipal garante travessia segura a alunos de Belford Roxo

quarta-feira, junho 20, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - A Guarda Municipal de Belford Roxo, órgão da Secretaria de Segurança Pública da cidade, lançou o projeto Travessia Segura. A partir de agora, agentes da guarda estarão na porta das escolas, municipais e estaduais, aguardando a saída dos alunos nos turnos da manhã e tarde. O projeto visa garantir segurança dos estudantes na travessia das ruas e no embarque nos ônibus. Outra medida é evitar que os jovens fiquem ociosos pelas ruas, fazendo algazarras na porta de bares, ao invés de seguirem para suas casas. “Vamos fazer valer a segurança e a disciplina”, avisa o inspetor Thiago Silva.

O projeto faz parte da Ronda Escolar, realizada diariamente, em todas as escolas da rede municipal. “As travessias próximas às escolas ganharão sinalização horizontal e os agentes vão auxiliar o acesso dos alunos até os pontos de embarque de ônibus”, disse o inspetor da guarda municipal Egídio Soares. “Outro dia flagramos um motorista que não permitiu o embarque os alunos. Seguimos e abordamos o ônibus, o motorista foi advertido e informado sobre o ato irregular e os estudantes puderam entrar no coletivo e seguir viagem”, ressaltou Egídio, que comanda o projeto em parceria com Thiago Silva. A dupla é graduada nos cursos de Policiamento Comunitário e Policiamento Escolar pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

MAIS SEGURANÇA

Na manhã desta terça-feira (20) os agentes atuaram próximo à Escola Municipal Sebastião Herculano de Mattos, no bairro Areia Branca e depois em frente ao Ciep estadual General Ladário Pereira Telles, no bairro São Bernardo. “Dias antes, passamos na escola e fizemos reunião com alunos, direção, pais e professores. Também conversamos com moradores da vizinhança. É um projeto muito sério e a participação de todos é essencial. Crianças e adolescentes precisam ter segurança na chegada e na saída da escola e não podem ficar perambulando pelas ruas vulneráveis à violência”, afirma Thiago.

Aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, Daniel Souza Machado, 13 anos, se aproximou do inspetor Thiago para saber mais detalhes sobre o projeto e depois seguiu tranqüilo para o Ciep. “Agora estou me sentindo mais seguro. De vez em quando éramos surpreendidos por ações de violência próxima à escola. A presença da guarda por aqui era o que faltava”, disse o jovem.

Quem também gostou da medida foi o comerciante Genilson Machado. “Os alunos quando saem mais cedo ficam à toa pelas ruas, pichando as fachadas das casas e do comércio. Cansei de reclamar na escola, mas nunca adiantou. Agora vai melhorar, eu acredito”, afirmou. Reinaldo da Silva Pereira, quando não está trabalhando faz questão de buscar a filha de 14 anos na Escola Municipal Sebastião Herculano de Mattos. “Quando não estou de folga, minha esposa vem pegá-la. Está tudo muito violento. Essa medida da guarda é muito boa e vai ajudar bastante”, destacou.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar