Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita comemora 95% de credenciamento do Portal da Transparência

terça-feira, junho 12, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A proposta de fazer uma administração objetiva, tecnológica e acima de tudo transparente, tem sido cumprida com êxito pelo atual governo de Mesquita. O Portal da Transparência da cidade, lançado em 31 de julho de 2017, acaba de receber 95% de credenciamento, segundo os Estudos Socioeconômicos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, relatório do Tribunal de Contas do Estado, finalizado em dezembro do ano passado e publicado recentemente.

A nota referente ao cumprimento de 20 questionamentos estabelecidos pelo Tribunal de Contas, onde Mesquita cumpriu 19 itens até o fim da elaboração da pesquisa. Além de Mesquita, outros seis municípios do Estado tiveram mais de 80% de aproveitamento. Apenas Niterói e Cantagalo recebem nota máxima. Todas as 92 cidades do Estado de Rio de Janeiro foram avaliadas.

De acordo com o subcontrolador geral de Mesquita, Rogerio Muniz, o único item que Mesquita não pontuou, já está disponível no Portal da Transparência. “A nossa aba de Conselhos Municipais não tinha nenhuma informação. Mas hoje, todos os órgãos que estão ativos na cidade podem ser acompanhados no nosso portal através de atas e resoluções. Agora, cumprimos todos os quesitos”, explica.

Muniz também chama a atenção para o Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). “Esse sistema não existia e nós implantamos. Agora, o cidadão entra no e-SIC, faz um cadastro e envia a solicitação online. Temos um prazo de até 20 dias para responder, mas temos conseguido dar um retorno em até cinco dias úteis. Quando a prefeitura não responde no tempo determinado, pode responder a processos e até mesmo multada”, disse.

Agora, Mesquita aguarda a avaliação do Ministério Público. A última vez que o órgão emitiu um estudo foi em 2017, através de análises feitas no Portal da Transparência ano de 2016. Na ocasião, Mesquita teve média 3,06, ficando na 70ª posição no Estado.

O Portal da Transparência de Mesquita está disponível no site da prefeitura ou através do link http://transparencia.mesquita.rj.gov.br/.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar