Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Prefeitura lança Olimpíada Municipal de Matemática para 16 mil alunos de Nova Iguaçu

segunda-feira, junho 25, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Embora a matemática ainda seja um ‘bicho de sete cabeças’ para muita gente, atividades mais dinâmicas, lúdicas e que envolvem os alunos em sala de aula costumam ajudar no aprendizado. É pensando nisso que a Prefeitura de Nova Iguaçu lançou nesta segunda-feira (25), na Casa da Cultura, a Olimpíada Municipal de Matemática, se tornando a primeira cidade a sediar esse evento para alunos dos 4° e 5° anos das escolas públicas. A competição envolverá 118 escolas e mais de 16 mil alunos e faz parte de um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para realizar a competição a nível nacional.

“Essa parceria com o IMPA é importante para os alunos das escolas públicas, pois estamos desenvolvendo o interesse pela matemática, que pode ser divertida. É uma matéria fundamental para todos nós. Para que tenhamos excelentes matemáticos precisamos tratá-los na base. Temos que treinar a criança desde cedo”, lembrou o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.

A organização da competição é uma parceria entre a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e Secretaria Municipal de Educação. A prova será realizada no dia 30 de agosto e será elaborada pelo próprio Impa com 20 questões de múltipla escolha. Os alunos que obtiverem maiores pontuações ou gabaritarem a prova participarão da cerimônia de entrega das medalhas de bronze, prata e ouro.

“A olimpíada tem o objetivo de fomentar a vontade de aprender a matemática, que vai deixar de ser concreta e passar para o abstrato, de uma maneira que eles entendam e que consigam transmitir essa disciplina. Eles precisam sair dos muros da escola e ver que, além disso, há um mundo inteiro para explorar, tonando-se multiplicadores”, explicou a secretária de Educação Maria Virgínia Andrade Rocha.

De junho a agosto, acontecem simulados nas escolas para preparar os alunos para as olimpíadas. No próximo dia 4, os professores vão participar de oficinas de xadrez e atividades do projeto Matemática na Praça. Nos dias 12 de julho, 2, 9, 16 e 23 de agosto acontecem oficinas de xadrez nas escolas.

Os alunos ainda vão passar por um simpósio de Matemática Pura e Aplicada no Cefet de Nova Iguaçu nos dia 6 ou 7 de agosto (a data ainda não foi definida). O torneio de xadrez nas escolas acontece nos dias 18 e 25 de agosto.

De acordo com o presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), Miguel Ribeiro, a Olimpíada vai aproximar a matéria dos alunos.




“Há um estigma onde dizem que a matemática não é a matéria mais querida pelos alunos, mas pode se tornar a mais amada, através de brincadeiras, por exemplo. A forma de ensinar também pode ajudar na aprendizagem da criança”, afirmou.

25/06/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar