Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Jornada do Conhecimento debate lutas adaptada ao ambiente escolar em Belford Roxo

terça-feira, setembro 25, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo realizou, na Vila Olímpica, o 10º curso do projeto Jornada do Conhecimento, cujo tema foi Lutas Adaptadas ao Ambiente Escolar. Oitenta e nove pessoas participaram do evento. As lutas constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Celso Miranda, destacou que a Vila Olímpica está sendo reformada, melhorando assim toda estrutura. “O curso sobre lutas adaptadas é importante e esclarecedor. Pretendemos agora entregar a vila toda reformada para que os moradores usufruam de um espaço de lazer com qualidade”, concluiu.

A falta de estrutura de muitas escolas públicas e privadas é um dos fatores apontado pelo secretário-executivo de Esporte e Lazer, Maurício Fidélis, que inibe o desenvolvimento das lutas adaptadas nas unidades. “O tema é relevante, mas a situação das escolas sem infraestrutura não permite avançarmos nesta questão. O curso foi bem proveitoso e esperamos agora que os alunos sejam multiplicadores dessas ideias”, frisou, acrescentando que muitos professores de educação física possuem pouca formação no que ser refere a lutas adaptadas.

Árbitro internacional de judô e também secretário executivo municipal de Esporte e Lazer, Jeferson Vieira, enfatizou a importância de uma atuação plena nas escolas. Segundo ele, a luta é um conteúdo fácil de se trabalhar. “Este tipo de esporte independe de estrutura para que os alunos possa, ter alguma vivência”, argumentou. 

O professor Rogaciano Filho destacou que o curso foi um dia de grande produtividade, pois houve debate com professores e acadêmicos de educação física. “Trouxemos uma análise sobre os conceitos de escola, ensino e aprendizagem nas análises de pensadores como Piaget (Jean Piaget, suíço autor da teoria sobre aprendizagem cognitiva infantil) e Vygotsky (Lev Vygotsky, psicólogo bielorusso e pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida). Falamos também sobre normas da Educação Física Escolar sob os Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Curricular Comum”, finalizou.

O próximo curso do projeto Jornada do Conhecimento será no dia 27 de outubro, das 9h, às 17h, com o professor Ricardo Mariano, que abordará o tema: “Da crítica a educação física a uma educação física crítica”. O curso será na Escola Municipal Albert Sabin, bairro Nova Piam. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/educacao-fisica-escolar-da-critica-aeducacao-fisica-a-uma-educacao-fisica-critica_368481.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar