Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Ministro do Esporte participa do encerramento do curso de capacitação do PELC em Belford Roxo

terça-feira, setembro 04, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - O ministro do Esporte, Leandro Cruz, esteve em Belford Roxo e participou do encerramento do curso de capacitação de profissionais e estudantes de educação física para trabalhar no Programa de Esporte e Lazer (PELC) do município. O evento, no Ciep 177 - Constantino Reis, em São Bernardo, reuniu 320 inscritos. Além do ministro, a solenidade contou com a presença do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Celso Miranda (que representou o prefeito Waguinho), a vereadora Enira Ranuzia, a diretora do Ciep Constantino Reis, Vera Lúcia, entre outras autoridades. O Núcleo de capoeira da Vila Olímpica e a equipe de caratê da Físico e Forma fizeram uma apresentação e os representantes do Ministério dos Esportes, além de Leandro Cruz, receberam uma Moção da Câmara de Vereadores, do presidente da Casa, Marcinho Bombeiro. 

O PELC de Belford Roxo será o maior programa municipal do país, com 40 núcleos espalhados pelos bairros como Centro (Country Clube), Areia Branca, Piam (Vila Olímpica) e São Bernardo (Ciep Constantino Reis). Cada núcleo contará com um coordenador e seis agentes. As inscrições para participar do programa serão feitas nos próprios núcleos e a meta a ser atingida de participantes pelo Ministério do Esporte é de 16 mil. Até o momento já foram realizadas oito mil inscrições. A duração do projeto é de 20 meses. Dentre os esportes que serão praticados estão o tênis de mesa, futebol, voleibol, basquetebol, capoeira, dança e ginástica para a terceira idade.


Foram três dias de treinamento. O primeiro dia do curso contou com palestras e apresentação do programa. O segundo e o terceiro dia, os participantes tiveram contato com a parte prática. O Governo Federal enviou um coletivo de formadores, entre eles, Jedson Magalhães (orientador pedagógico), Patrícia Gomes (técnica do convênio) e os professores Paulo Lacerda, Silvano Coutinho e Luiz Carlos.

O secretário de Esporte e Lazer, Celso Miranda, destacou a importância da capacitação para os participantes. “Nossa expectativa é de superar o número estimado de pessoas a serem atingidas pelo programa”, disse. O secretário executivo da pasta, Maurício Fidelis, contou que a luta foi grande para a implantação do programa. “O PELC estava na gaveta há dois anos e ao assumir, o prefeito Waguinho viu a necessidade de colocá-lo em prática. Foi uma corrida contra o tempo. Mas graças aos esforços de toda a nossa equipe, conseguimos reativá-lo. O esporte é vida”, disse Maurício. O secretário executivo da pasta, Andrew Renato, o Renatinho, também falou da importância do projeto para o município. “O PELC vai democratizar o acesso ao lazer e ao esporte em Belford Roxo”, acrescentou.

Transformação de vidas

O subprocurador de Belford Roxo, Leandro Canelas, parabenizou os esforços de todos para que o programa fosse concretizado. “Lutamos junto ao governo federal para que o município não ficasse de fora deste projeto. É muito importante para o desenvolvimento do esporte na cidade e para a nossa população”, frisou o subprocurador.

Segundo o ministro do Esporte, Leandro Cruz, uma das funções do PELC é transformar vidas. “Além de dar oportunidades a esses profissionais de Educação Física de aprimoramento em suas carreiras, vamos ajudar também a crianças, jovens, adultos e até mesmo os idosos que não têm oportunidades de participar de atividades esportivas. Quem sabe não teremos aqui na cidade de Belford Roxo grandes talentos revelados através do projeto”, enfatizou. 

Um dos professores do curso Paulo Lacerda ressaltou a importância da capacitação. “Viemos trazer as informações para eles, descontruir algumas percepções em relação a aquilo que acham que vão fazer e na verdade não vão, pois vão precisar pensar de uma maneira diferente. A Ideia é que eles realizem um trabalho bacana e que repercuta positivamente”, disse.


O participante e professor de Educação Física Mário da Conceição já teve a oportunidade de trabalhar no programa PELC em outro município e está otimista para o desenvolvimento dos núcleos em Belford Roxo. “Vejo que a implantação do projeto é um grande passo para o crescimento do esporte no município”, acrescenta. 

Objetivos do PELC

O Programa de Esporte e Lazer (Pelc) foi criado em 2003 pelo Ministério do Esporte e se dá a partir de implantação de núcleos de esporte recreativo e de lazer localizados em regiões urbanas, rurais ou comunidades. O objetivo é democratizar o acesso ao lazer e esporte recreativo. Nos núcleos as manifestações esportivas são planejadas e desenvolvidas, tendo como cenário de atuação as praças, quadras, salões paroquiais, ginásios esportivos, campos de futebol e clubes sociais. 

04/09/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar