Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Novos Conselheiros de Assistência Social tomam posse em Queimados

segunda-feira, setembro 03, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) tomaram posse na tarde da última sexta-feira (31), em Queimados, na Baixada Fluminense. Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores, foram nomeados 35 conselheiros, entre representantes da sociedade civil e do governo. O mandato, que começou no dia da posse, tem período de dois anos (2018/2020).

O Conselho é um órgão permanente responsável pelo controle social no município e os novos conselheiros têm a missão de orientar e formular políticas públicas junto com o governo, além de fiscalizar o Fundo Municipal de Assistência. Previsto pelo artigo 16 da Lei Federal 8.742/1993, Lei Orgânica da Assistência Social, o órgão visa também contribuir com a construção da cidadania, combate à pobreza e também na luta contra a desigualdade social.

No evento, a mesa foi composta pelas autoridades, Prefeito Carlos Vilela; o Secretário de Assistência Social, Elton Teixeira; o Presidente do CMAS do biênio 2016/2018, Reginaldo Alves, e pelo Vereador Allex Dornellas, que esteve presente como representante da Câmara. 

Em sua fala, o Prefeito frisou a importância de uma assistência social firme e forte dentro do município. “Sabemos que o Conselho tem uma participação ativa nas mudanças que acontecem nas políticas públicas da cidade. A cada novo biênio nos superamos e esperamos que os próximos conselheiros conquistem ainda mais vitórias. É nisso que a gente percebe que não é só a Prefeitura e o seu secretariado, mas sim um trabalho conjunto”, afirmou o gestor.

Já o Secretário da pasta, Elton Teixeira, falou sobre a ampliação de atendimentos e da inauguração do CRAS Valdariosa e do CREAS Nova Cidade. “Com o diálogo entre a sociedade civil e o governo conquistamos mais atendimentos com a abertura de dois novos equipamentos, que são essenciais para a população e para a manutenção das políticas públicas de assistência. É necessário um alinhamento entre todos os representantes, para assim combatermos juntos o retrocesso que o Brasil vem encarando nos últimos anos”, concluiu o secretário.

Já o novo Presidente do biênio, Luiz Augusto da Silva Macedo, representando o governo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, agradeceu a confiança nele depositada. “Esse é o ponto de partida para todas as conquistas e mudanças de Queimados. É preciso pautar a dimensão de importância de um Conselho, pois é um órgão que contribui efetivamente para o desenvolvimento da cidade”, concluiu.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar