Baixada Fluminense e seus municípios - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

Home Top Ad




Post Top Ad

Baixada Fluminense e seus municípios


1- BELFORD ROXO

Belford Roxo é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Estende-se por uma área de 79 km². 495,694 habitantes, IBGE/2011. O povoamento de Belford Roxo vem desde o século XVII, com os índios Jacutingas, mapeadas pela primeira vez em uma carta elaborada pelo cripto judeu João Teixeira. A emancipação municipal ocorreu somente em 1990, com seu desmembramento do município de Nova Iguaçu. Belford Roxo cresceu muito rapidamente, e por ser um município pequeno em área, divide com São João de Meriti o título de Formigueiro Humano. Atualmente o município é o sexto mais populoso do Rio de Janeiro, contando com 472.008 mil habitantes, segundo a estimativa do IBGE para 2011.

2 - DUQUE DE CAXIAS

Duque de Caxias é um município brasileiro integrante da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Está situado na Baixada Fluminense. Possui uma população estimada em 855 046 habitantes (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2010). A cidade deve seu nome ao patrono do exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, também chamado Pacificador, nascido na região em 1803.

3-GUAPIMIRIM

Guapimirim é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Fica ao norte da capital do estado a uma distância de cerca de 84 quilômetros e uma altitude de 48 metros. Ocupa uma área de 360.813 km², e sua população, em 2010, foi estimada pelo IBGE em 51.487 habitantes. O município encontra-se localizada num vale formado pela base do Dedo de Deus, importante símbolo turístico do estado, – Serra dos Órgãos, e faz limite com os municípios de: Teresópolis e Petrópolis (norte), Itaboraí (sul), Cachoeiras de Macacu (leste) e Magé e fundos da Baía de Guanabara (oeste). Setenta por cento de seu território está em área de proteção ambiental. Guapimirim se emancipou do município de Magé em plebiscito realizado no dia 25 de novembro de 1990, data festiva em que o município comemora sua emancipação política. As últimas décadas do século XIX foram marcadas pela construção da Estrada de Ferro Teresópolis. Esta ferrovia marca o momento de transformação do município para os tempos modernos.

4 - ITAGUAI

Itaguaí é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro a 69 quilômetros da capital do estado, a cidade do Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 271.563 km², e sua população foi estimada no ano de 2011 em 111.171 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A palavra "itaguaí" tem origem na antiga língua tupi e significa "água da enseada de pedra", através da junção dos termos itá ("itá"), kûá ("enseada") e y ("água").

5 - JAPERI

Japeri é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. A população verificada na contagem de 2009 foi de 101 690 habitantes. Ocupa uma área de 82,954 km. Banhado pelos rios Guandu, Santana, Rio dos Poços, Rio d'Ouro, Santo Antônio, Ribeirão das Lages e São Pedro, é cortado pela RJ-125, chamada "Rodovia Ary Schiavo". A palavra Japeri é de origem indígena e denominava uma planta semelhante ao junco, que flutuava nos pântanos da região. A emancipação consolidou-se em 01 de janeiro de 1993, com solenidade altamente concorrida e prestigiada pelas autoridades locais e dos municípios vizinhos.

6 - MAGÉ

Magé é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Sua população estimada para 2009 foi de 271 440 habitantes. O patrimônio histórico do município de Magé é compreendido por diversos pontos turísticos e históricos. Magé é um paraíso ecológico e cultural desconhecido de muitos. Passeios a bordo de um jipe, pilotando uma moto, num sobrevoo de asa delta, de ultraleve ou até mesmo a pé. Magé possui trilhas para todos os gostos. Um point certo para quem gosta de belezas naturais e muita aventura. Uma passagem pela Mata Atlântica. Um mergulho nas cachoeiras do Monjolo e Rio d`Ouro com quedas d`água que variam de 15 a 110 metros de altura. Piscinas naturais cercadas por densa mata ou assistir um pôr do Sol em diversos outeiros ou em suas praias.

7 - MESQUITA

Mesquita é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, emancipado de Nova Iguaçu. Sua população em 2010 é de 168 403 habitantes, de acordo com o IBGE. O nome Mesquita é uma referência ao Barão de Mesquita, proprietário das fazendas que hoje constituem a região central do município. Mesquita conquistou sua emancipação no final da década de 1990, sendo o município mais recente da Baixada Fluminense. Faz parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Parque Municipal de Nova Iguaçu é o primeiro geoparque do Rio de Janeiro e nele está localizada a nascente do rio Dona Eugênia, principal rio do município. Este parque possui uma cratera vulcânica e tipos rochosos associados, além de remanescentes da Mata Atlântica. O Maciço do Mendanha domina a paisagem do município. Mesquita também possui muitas cachoeiras e matas.

8 - NILOPOLIS

Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Seu nome foi dado em homenagem ao presidente da república Nilo Peçanha. Localiza-se onde existia a antiga Fazenda São Mateus. Até hoje existe a capela de mesmo nome. O município já foi o menor do Brasil e recebeu presença de imigrantes de origem judaica e notavelmente imigrantes de origem sírio-libanesa nas primeiras décadas do século XX. A cidade congrega nilopolitanos de várias origens, desde interiorano-fluminenses a nordestinos, ainda há um pequeno cemitério judaico junto à pequena comunidade judaica no bairro de Olinda. Suas maiores fontes de renda são o comércio e algumas poucas indústrias. A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis é a maior expressão da cidade. A cidade possui 157 483 hab. Censo IBGE/2010.

9 - NOVA IGUAÇU

Nova Iguaçu (o nome Iguaçu em tupi-guarani significa "grande quantidade de água" ou "água grande", numa referência ao Rio Iguaçu, o mais volumoso da região) é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Situa-se na região da Baixada Fluminense e faz parte da Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude de 25 metros. Com uma população estimada em 2010 em 795.212 habitantes.

10 -PARACAMBI

O município nasceu da união de dois distritos divididos politicamente pelo Rio dos Macacos: o Sétimo de Vassouras, denominado Tairetá e o Terceiro de Itaguaí, denominado Paracamby. As duas vilas confundiam-se socialmente e, em 1960, o município foi emancipado através da forte militância de personalidades locais. Naquele ano foi sancionada a Lei 4 426, de 8 de agosto de 1960, tornando Paracambi um município fluminense. Ainda em seus primórdios como vila, Paracambi viu ser criada, em 1867, a Companhia Têxtil Brasil Industrial, uma tecelagem que ocupava a região da Fazenda dos Macacos. A fábrica foi visitada pelo Imperador dom Pedro II em julho de 1880. "Paracambi" é um termo de origem tupi que significa "mata verde de mar", através da junção dos termos pará ("mar"), ka'a ("mata") e oby ("azul, verde").

11- QUEIMADOS

Queimados é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. A população estimada pelo IBGE em 2009 foi de 139.378 habitantes, ocupando uma área de 76,921 km². Há três versões mais prováveis para seu nome. A primeira diz que, quando o imperador Dom Pedro I passou por aquela região, por ocasião da inauguração da estação de trem, viu uma grande queimada que estava sendo feita dos laranjais nos morros, e chamou o lugar de "Morro dos Queimados". A segunda diz que o nome é referente aos corpos de leprosos queimados, aos montes, que morriam num leprosário que ali existia, onde hoje se situa a Estrada do Lazareto, uma das principais vias do município. Há ainda uma terceira versão, que afirma que o nome da cidade provém dos escravos fugidos das fazendas, que eram mortos e tinham seus corpos queimados pelos seus senhores. Passou a categoria de município, em 1991, quando se emancipou de Nova Iguaçu.

12 -SÃO JOAO DE MERITI

São João de Meriti é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu nome histórico é Cidade de São João do Rio Meriti. Sua população estimada em 2008 era de 468 309 habitantes. De acordo com o Censo Demográfico 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população atual do município é de 459 356 habitantes. Ocupa 34,996 km² de área. É o município mais próximo do Rio há apenas 18 minutos do Município do Rio de Janeiro. O município é conhecido como "formigueiro das Américas", pois sua densidade demográfica (número de habitantes dividido pela área em quilômetros quadrados) é uma das mais altas do continente.

13- SEROPEDICA

Seropédica é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na Microrregião de Itaguaí, na Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro, a 75 quilômetros da capital do estado, Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 283.794 km², e sua população foi estimada no ano de 2011 em 78 183 mil habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Seropédica é criada de um neologismo formado por duas palavras: uma de origem latina, criada pelos romanos "sericeo" ou "serico", que significa "seda" e outra grega "pais" ou "paidos",que significa tratar ou consertar. Seropédica é um local onde se trata ou se fabrica seda. O nome da cidade teve origem em 1875. O nome da cidade veio então da antiga fazenda Seropédica do Bananal. Lá, eram produzidos diariamente em larga escala cerca de 50 mil casulos de Bombyx mori, mais conhecidos como bicho da seda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe jornaldestaquebaixada@gmail.com

Post Bottom Ad

Pages