Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados ganha seu primeiro Monumento Natural Municipal

sábado, junho 10, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

Foi uma sexta-feira diferente para cerca de 30 alunos do Ciep 341 Vereador Sebastião Pereira Portes, em Queimados. Ao invés das aulas e matérias comuns a uma turma do segundo ano do curso de Formação de Professores, os adolescentes aprenderam um pouco mais sobre a importância da proteção ao meio ambiente. Além de uma palestra sobre o tema, os jovens participaram do lançamento do primeiro Monumento Natural Municipal da cidade: O MoNa Bico Doce, localizado no bairro Vila São João. A ação fez parte do projeto “Ambiente e você”, que engloba a programação semanal em comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os alunos fizeram uma trilha íngreme para conhecer a nova Unidade de Conservação e passaram por diversas paisagens que ainda não tinham contato. No alto do morro, eles realizaram um plantio simbólico de espécies nativas de Mata Atlântica, mudas de Ipê amarelo e Pau-formiga. As equipes da Guarda Ambiental, além de técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente e agentes do Corpo de Bombeiros, também participaram da atividade.


O local conta com um total de 223 hectares de preservação ambiental. Diferente de outras unidades de Conservação, o Monumento Natural tem a possibilidade de ser instituído em propriedade pública ou privada, garantindo assim a proteção de determinada área, que a partir de então não pode mais ser devastada. Tal medida, garantirá pontuação positiva do município no ranking do ICMS ecológico – imposto destinado às cidades por práticas sustentáveis –.

O secretario municipal do Ambiente, Cacau Nogueira, falou sobre a programação e os resultados obtidos com as ações realizadas durante toda semana: “Ficamos muito satisfeitos esta semana. Nós conseguimos alcançar nossas metas chegando a diversas localidades da cidade levando conscientização ambiental a um número muito bom de pessoas”, destacou.

A programação alusiva à semana do Meio Ambiente será encerrada neste sábado com a realização de uma mostra ambiental e oficina de reciclagem, a partir das 9h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. As atividades são gratuitas.

10/06/2017
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar