Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo entra na luta contra hanseníase e tuberculose

sexta-feira, agosto 18, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - A informação e a prevenção são as melhores formas de se evitar uma doença. Foi pensando assim que a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria-Executiva de Promoção e Proteção à Saúde, com apoio da Ouvidoria da Saúde, está realizando a Campanha de Prevenção à Hanseníase e à Tuberculose. A ação está acontecendo durante o mês de agosto em vários pontos da cidade e faz parte da comemoração ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase e a Tuberculose.

Na próxima segunda-feira (21), uma equipe de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, agentes comunitários de saúde, vão estar das 9h às 13h, na Praça de Nova Aurora, em uma tenda distribuindo panfletos, orientando e tirando dúvidas sobre as doenças. Além de Nova Aurora, a campanha vai acontecer no dia 25 de agosto, no bairro Farrula e o encerramento será na Casa da Cultura. O secretário de Saúde, Silvano Ferreira, disse que o município está sempre promovendo ações preventivas com a população. “É uma orientação do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, de manter a população sempre informada de como evitar as doenças. Prevenir é o melhor remédio”, enfatizou o secretário.

Conscientização

Segundo o secretário-executivo de Promoção e Proteção à Saúde, Robson da Silva Sarmento, a campanha serve para conscientizar a população da necessidade de ficar sempre em alerta. “Algumas pessoas são muitos resistentes. A hanseníase e a tuberculose, por exemplo, são doenças que geram ainda muitos preconceitos. A qualquer sinal da enfermidade, deve-se procurar um médico para obter um diagnóstico correto. Em nossa campanha, temos profissionais capacitados a fazer esta análise”, informou Robson.

De acordo com a responsável pelo Programa da Hanseníase em Belford Roxo, Marinéia de Sousa Moreira, a hanseníase é transmissível e ataca principalmente a pele e os nervos periféricos. “A doença pode atingir os braços, orelhas, olhos, nariz e mãos. Uma mancha branca ou avermelhada, aliada à perda de sensibilidade na pele, pode ser sinais. O tratamento dura em média um ano”, informou. Já a tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada por uma bactéria que afeta os pulmões e o seu principal fator de transmissão é a aglomeração. Tosse seca contínua, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, falta de apetite, sudorese noturna e emagrecimento são alguns dos sintomas.

Em Belford Roxo, as unidades que realizam atendimento da hanseníase são a Policlínica Neuza Brizola, a Policlínica Heliópolis, o Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico (CACE) em Santa Maria. Já o tratamento da tuberculose é feito na Policlínica Neuza Brizola e também no Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico da Saúde (Cace) Santa Maria.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar