Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

UPA Bom Pastor é reaberta em Belford Roxo

segunda-feira, agosto 21, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

Assim que soube da reabertura da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Bom Pastor, no bairro de mesmo nome, em Belford Roxo, a dona de casa Adelaide Maria Rodrigues, de 41 anos, não pensou duas vezes e levou a filha, Rebeca Vitória, de 7, ao setor de pediatria. Com séria crise alérgica, a menina não conseguia dormir direito há pelo menos dois dias. “Graças a Deus agora posso contar com o atendimento de urgência na minha cidade. Não tínhamos hospitais e a dificuldade de ir para outros locais era grande. A Prefeitura está de parabéns pela reinauguração desta unidade”, disse a primeira paciente da UPA 24 horas.

A UPA Bom Pastor foi reinaugurada nesta segunda-feira (21) pelo prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho e pelos secretários Municipal da Casa Civil, Márcio Canella, de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, de Saúde, Silvano Ferreira, e pelo secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio Teixeira Júnior. O evento contou com a presença de todo secretariado, vereadores e de várias autoridades da região. A unidade, que fica na Estrada de Belford Roxo s/n, estava fechada há um ano e foi totalmente reestruturada.

Unidade totalmente reestruturada


A unidade ganhou novas instalações, foi toda climatizada e vai funcionar com um sistema de informatização integrado. A nova estrutura conta com seis consultórios, farmácia, salas de nebulização, sutura, procedimentos, raio-x, laboratório e serviço social. A unidade vai funcionar 24 horas por dia, atendendo em regime de urgência e vai contar com as especialidades de clínica médica, pediatria, odontologia, serviço social, raio-x, laboratório, além de 50 leitos e 100 profissionais entre corpo médico, enfermeiros, auxiliares e administrativos e terá capacidade para atender 600 pessoas/dia.

Waguinho, que percorreu as dependências da UPA, lembrou que ao assumir o governo, em janeiro deste ano, encontrou a rede de saúde desmantelada e sem nenhuma possibilidade de atendimento. O prefeito frisou que entregou em julho passado o Hospital Municipal Infantil, no bairro Areia Branca, que tem capacidade para fazer 150 atendimentos. O próximo passo, segundo ele, será entregar uma maternidade e o centro cirúrgico à população.

“Estamos trabalhando também para reinaugurarmos o Hospital Municipal e a Unidade Mista do bairro Lote XV. Objetivo é melhorar o atendimento na saúde, pois a população merece todo o nosso respeito”, concluiu Waguinho, destacando que para o bairro Bom Pastor e adjacências já foi licitado obras de pavimentação da Estrada Belford Roxo, que o governo irá construir ainda uma escola, uma creche, um posto de saúde e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


Ex-plantonista da Unidade Mista do Lote XV, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, garantiu que a reabertura da UPA e do Hospital Municipal irá “aliviar” o atendimento na cidade. Mas, segundo ele, a Baixada Fluminense ainda sofre com a falta de infraestrutura no setor. “Conheço a luta do prefeito Waguinho e do secretário da Casa Civil e deputado, Márcio Canella, para reabrir a unidade. Antes mesmo de assumir o mandato, eles iam quase todos os dias na Secretaria e pedia nosso apoio. O governo está de parabéns pois apesar das dificuldades, já entregou à população o Hospital Infantil e a UPA e vai reinaugurar ainda o Hospital Municipal e a Unidade Mista do Lote XV”, enfatizou o secretário.

População merece qualidade

A destruição administrativa da cidade foi um dos pontos lembrados pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, que acentuou que a UPA, assim como algumas unidades de saúde do município, estavam em precário estado. “O governo recuperou esta unidade, pois a população merece respeito”, resumiu. “Foi uma luta muito grande para reabrir a UPA, mas hoje ela está equipada e pronta para atender e oferecer um serviço de qualidade à nossa população”, completou o secretário da Casa Civil, Márcio Canella, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Cardoso Pagniez, o Marcinho Bombeiro e do deputado estadual André Ceciliano.

Satisfeito com a reabertura da unidade, o secretário municipal de Saúde, Silvano Ferreira, argumentou que a população ganhou uma unidade nova e com profissionais qualificados. “Nosso objetivo é colocar toda a rede para funcionar e tornar a saúde de Belford Roxo uma referência em todo o Estado. A UPA está dotada de equipamentos modernos e com profissionais competentes", ressaltou. Silvano.

O deputado federal Simão Sessim frisou que recentemente visitou Belford Roxo e acompanhou o trabalho que o prefeito Waguinho está desenvolvendo para recuperar a saúde do município. "Um vendaval passou na cidade há quatro anos e acabou com Belford Roxo. Foi um desgoverno. Waguinho assumiu o município e está colocando a casa em ordem. Já reinaugurou o Hospital Infantil e agora está entregando a UPA Bom Pastor. Vou trazer o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para que ele possa ver o trabalho e, quem sabe, ajudar o município com verbas", finalizou o deputado.

Um dia especial. Assim definiu o senador Eduardo Lopes (RB) ao falar da inauguração da UPA de Bom Pastor. Ele destacou que a população do bairro e de localidades vizinhas estavam desassistidas e sem atendimento. “Visitei as instalações e percebi que a Prefeitura teve muito capricho com a obra, pois os moradores merecem atenção. O prefeito Waguinho e o Canella (Márcio Canella) estão de parabéns”, finalizou o senador.

A dona de casa Regina Helena de Lima Lopes, de 45 anos, esteve na reinauguração da unidade com a filha Monica Lopes de Souza e três netas. “Moro aqui há cerca de 20 anos e tenho 11 netos, que precisam de atendimento. A população estava desassistida e precisava de ter uma unidade de saúde. Graças a Deus e ao prefeito Waguinho, teremos onde recorrer”, acrescenta.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar