Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

População se revolta contra Washington Reis em Duque de Caxias

quinta-feira, outubro 26, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

Um grupo de manifestantes derrubou o portão e invadiu a Prefeitura de Duque de Caxias, na manhã de ontem. O movimento reuniu funcionários terceirizados da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) que foram da refinaria até a sede do Poder Executivo, no bairro Jardim Primavera.

Não demorou para que fotos e vídeos da invasão fossem compartilhados na internet. Em um deles, um homem, ao microfone, esbraveja contra o prefeito Washington Reis, enquanto os manifestantes derrubam o portão e invadem a prefeitura. “Seus ladrões, seus covardes! Prefeito covarde! Você é covarde, prefeito! Washington Reis, seu mentiroso! Você tem que pagar os professores, tem que pagar! Estamos cansados. O povo está cansado de mentira!”, gritava o manifestante.

O grito em defesa dos professores aconteceu um dia após o vazamento de um vídeo na internet em que o prefeito Washington Reis discute com servidores da Educação sobre os salários e vales-transporte atrasados. Apesar disso, o protesto de ontem teve como foco garantir empregos nas empresas da cidade, principalmente, na Reduc, para moradores de Caxias.

“Existe uma lei que garante que 80% da mão de obra das empresas de Caxias têm que ser de moradores da cidade. Queremos que o prefeito garanta isso”, explica Marcelo Dias, membro da ‘Comissão de Trabalhadores Somos Um Só’, do Rio de Janeiro. A prefeitura alega que empregar somente moradores do município é ilegal.

O 15º BPM (Duque de Caxias) foi acionado para a prefeitura e retirou os manifestantes do local. Ao contrário de relatos que se espalharam nas redes sociais de que um dos participantes teria sido atingido, a Polícia Militar afirma que não houve feridos durante o protesto. Já a assessoria de imprensa Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que dois seguranças foram agredidos por manifestantes durante a invasão.

Prefeito ameaça servidores

Milhares de servidores públicos de Duque de Caxias estão com os salários e os vales-transporte atrasados. Na quarta-feira o prefeito Washington Reis foi abordados por funcionários do setor da Educação e acabou discutindo asperamente com alguns deles. Em um vídeo que está circulando na internet, Reis ameaça demitir aqueles que faltarem ao trabalho. Ele justificou, ainda, que haverá novos atrasos até o fim do ano e culpou a gestão anterior pela crise econômica enfrentada pela prefeitura.

“Vou falar para você com toda a honestidade. Quem não está podendo tem que pegar e largar o emprego. Dá pra outro. Vai ter atraso. Dezembro tem o 13º. Mas foi a herança que eu peguei, herança que eu peguei. Quatro meses atrasados. Quem está vindo continua. Quem não está vindo vai ser mandado embora. Eu vou cortar o ponto”, disse o prefeito.

Ao ser questionado por uma funcionária pública sobre como ela poderia comparecer ao trabalho, se ela nem ao menos recebe o vale-transporte, Washington Reis debochou. “Bota outro que tenha dinheiro pra passagem.”

Questionada, a Prefeitura de Duque de Caxias informou, em nota, que o prefeito foi abordado de forma “grosseira” e que considera o fato uma tentativa de intimidação. A gestão ainda negou que os servidores que não têm dinheiro para ir trabalhar estejam sendo demitidos e informou que os profissionais que faltarem sem justificativa poderão responder a uma sindicância administrativa. Por fim, a Prefeitura afirmou que os salários atrasados de setembro deverão ser pagos nos próximos dias.

Prefeitura chama manifestantes de milicianos

A Prefeitura de Duque de Caxias informou, por meio de nota oficial á imprensa, que “a sede do Executivo Municipal foi invadida por um grupo ligado a milicianos de Jardim Primavera e Campos Elíseos, nesta quinta-feira (26/10). O grupo se autodenomina “Comissão de Desempregados da Reduc” (Refinaria de Duque de Caxias), subsidiária da Petrobras. Durante o ato, alguns desses manifestantes foram vistos dentro de automóveis com fuzis e armas pesadas. O grupo exige que todas as vagas de empregos e postos de trabalho da Reduc sejam preenchidos somente por moradores de Duque de Caxias, o que não é atribuição do governo municipal. É importante esclarecer que o grupo reivindica a solução de um problema que não é de responsabilidade do prefeito Washington Reis e, por não encontrarem o prefeito na sede da prefeitura no momento da manifestação, ocuparam o prédio por mais de duas horas, de maneira extremamente violenta e grosseira, ocasionando o pânico de muitos servidores, que optaram por sair do local e aguardar o tumulto cessar abrigados no comércio local. Os manifestantes cometeram atos de vandalismo, destruíram o portão principal da prefeitura, quebraram vidros, janelas e portas, jogaram água e danificaram os computadores da sala de espera do gabinete do prefeito. A PMDC ressalta que não houve registro de tiros, porém, um guarda ficou ferido no braço sem gravidade. Em contato com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SITICOMMM), a direção do mesmo esclareceu à Prefeitura que o sindicato não participou da manifestação e que repudia a ação”, diz a nota.

Veja ao vídeo:

            
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar