Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Conferência discute cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico em Queimados

quarta-feira, março 28, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Evento simboliza movimento importante para a construção do Plano Municipal de Cultura e também irá escolher novos conselheiros e delegados

Para discutir a cultura nos aspectos da memória, propor estratégias para universalizar o acesso à produção dos serviços culturais e ainda promover debates, a Prefeitura de Queimados promove, no próximo dia 7 de abril, a quarta conferência municipal de Cultura. Com o tema “A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico nas cidades”, o evento será realizado a partir das 8h, no Teatro Municipal Metodista. Além das pautas discutidas, serão eleitos os novos representantes da Sociedade Civil para o Conselho Municipal e os delegados da Conferência Estadual.

Entre os assuntos debatidos no encontro, estarão presentes: a questão econômica, estrutural, sustentável e democrática da cultura. Com foco nas promoções de diálogos interculturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais e na importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento social, o plano é pensar conjuntamente a cidade como um fenômeno cultura, de memória e transformação social.


O credenciamento começará às 8h. Após, será realizada a sessão solene de abertura, algumas apresentações culturais e depois seguirá com a plenária para aprovação do novo regimento interno, que oficializará um novo Conselho. Além disso, haverá a plenária dos grupos de trabalho para apreciação coletiva e ainda a Plenária Geral. Por fim, a Conferência Municipal fará a escolha dos Delegados para a Conferência Estadual, que poderão ser representantes ou do poder legislativo, ou do executivo, ou de entidades culturais, civis e ONGs do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, a conferência é uma grande oportunidade para a sociedade civil conhecer o trabalho que é realizado na área cultural, como as 35 modalidades de oficinas oferecidas gratuitamente no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque. “Com os cidadãos comuns, artistas e agentes culturais presentes, a construção das nossas estratégias e planos de futuros trabalhos fica melhor esclarecida”, declarou o gestor.

A participação na IV Conferência é aberta a qualquer pessoa interessada em debater questões relativas à política municipal de cultura e ao cotidiano cultural do município, de acordo com a metodologia proposta pela coordenação geral do evento.
28/03/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar