Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados ganha selo por promover políticas públicas positivas em favor das mulheres

quarta-feira, abril 04, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
Honraria foi concedida aos municípios que se destacaram no estado. Só o CEAM já contabilizou mais de 4 mil atendimentos na cidade

As políticas públicas desenvolvidas pelo município de Queimados na prevenção e combate à violência contra as mulheres ganharam destaque nesta quarta-feira (4). A Prefeitura recebeu o ‘Selo Mais Mulher’, honraria que representa o reconhecimento da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) pelas ações e iniciativas positivas em favor das mulheres na cidade. O prefeito Carlos Vilela esteve presente no evento, que aconteceu na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM).

Entre as principais medidas para ser reconhecido e adquirir o selo, destaca-se a implantação de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), a fim de possibilitar a realização de ações que previnem e combatem essa violência, através da criação de serviços próprios de atendimento a essa mulher que teve os direitos violados. Em Queimados, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), em atuação desde 2014, já contabilizou e ajudou mais de 4 mil mulheres, com apoio psicológico e jurídico, além das campanhas contra assédio e violência pela cidade.

Para o Prefeito Carlos Vilela, é gratificante ver o município sendo um dos primeiros a se destacar no Estado do Rio de Janeiro. “Temos prestado diversos serviços tanto para combater essa violência, quanto para empoderar a mulher que sofre com esse problema. Em parceria com o governo do Estado, a implantação do Centro Especializado no Atendimento à Mulher (Ceam) foi essencial. Somos destaque e isso é fruto do trabalho da Secretaria Municipal Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, por meio da Coordenadoria da Mulher”, declarou.

Para a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Leôncio, o reconhecimento é fruto do trabalho, que vem sendo feito há nove anos em Queimados. “Ao nos aproximar da mulher que sofre com violência, seja ela física, psicológica, patrimonial, reforçamos a importância de lutar e de denunciar quem a oprime. E desde o início de tudo promovemos palestras, campanhas de conscientização, palestras e reuniões, porque além de tudo nosso objetivo é repassar e fortalecer cada vez mais as políticas públicas da mulher dentro do município”, afirmou.

Fortalecendo vínculos

Ainda nesta quarta-feira, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, finalizou o ciclo de palestras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último mês. Com o tema “Lugar da Mulher na Sociedade e sua trajetória”, o evento reuniu cerca de 80 mulheres no auditório do Centro de Esporte e Lazer Unificados (CEU) Planeta Futuro.

Ministrada pela Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ana Keli Lourenço, o encontro discutiu a história social e política da mulher na sociedade e o machismo dentro do cotidiano. Depois disso, a dança e a música se espalharam pelo salão, com a apresentação do grupo "Soltarinas", que animou a tarde das participantes.

Para a moradora do bairro Santiago, Letícia da Fonseca, de 32 anos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a ajudou no combate à depressão. Ela explica que, desde que entrou para o grupo, superou diversas barreiras, como a morte de seu primeiro filho. “Para mim cada reunião é uma aprendizado. Já é a segunda palestra sobre a violência contra a mulher que eu participo e isso a cada dia me dá mais forças. Hoje eu aprendi e sei: lugar de mulher é onde ela quiser”, concluiu a dona de casa.

04/04/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar