Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Defesa Civil de Queimados oferece cursos a alunos da rede pública e comunidades

quinta-feira, maio 03, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
 
Aulas abrangem de primeiros socorros a prevenção de doenças e são realizadas em escolas públicas
 
Nas escolas, em associações de moradores ou em repartições públicas: não importa o local. O objetivo é ensinar técnicas e conhecimentos teóricos que visam evitar acidentes domésticos, desastres naturais e formar multiplicadores de boas práticas sociais. Dentro ou fora do município, os agentes da secretaria municipal de Defesa Civil de Queimados, na Baixada Fluminense, estão fazendo um grande trabalho de conscientização por meio de cursos para crianças, adolescentes e adultos. Só em abril, cerca de 200 pessoas receberam os certificados de conclusão e estão aptos para serem agentes voluntários.

Engana-se quem acha que a Defesa Civil deve ser acionada apenas em momentos de respostas a grandes desastres e acidentes. Apesar de os serviços mais solicitados serem as retiradas de abelhas e marimbondos, cortes de árvores, acidentes em vias e salvamentos de animais, a missão da Defesa Civil vai além da realização de socorros. Na realidade, trabalhar efetivamente na prevenção de acidentes é o principal objetivo da pasta.

Nos cursos elaborados pela Defesa Civil, os alunos aprendem conceitos gerais sobre o tema, introdução básica de primeiros socorros, prevenções a acidentes domésticos, incêndios e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. O Secretário da Pasta, Davi Brasil, falou sobre a necessidade de abordar os assuntos nas comunidades e escolas: “Nós precisamos ensinar à população que o perigo é constante. Está em nossas casas, no trabalho e precisamos estar minimamente preparados para não sermos pegos de surpresa”, ressaltou.

A iniciativa vem sendo desenvolvida por todo o município já que a secretaria deu início ao projeto “Defesa Civil nas Escolas”, no qual alunos da rede pública recebem diversas orientações de assuntos referentes ao tema. Nos últimos dois anos cerca de 1000 crianças e adolescentes participaram das ações práticas e teóricas no município. Atualmente, 50 alunos do CIEP 341 (Vereador Sebastião Pereira Portes) realizam o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil para Alunos em Formação de Professores, que tem previsão de término para o próximo dia 28.

Os moradores do bairro Jardim da Fonte também receberam os agentes através do Curso de Proteção Comunitária. Nas dependências da Escola Maria Pereira Corágio Xanxão, cerca de 20 pessoas participam da ação. “Nós preparamos a comunidade para estarem atentas a possíveis desastres naturais e acidentes domésticos. Estamos nas escolas, nos bairros, nas repartições públicas, pois nossa missão é trabalhar na prevenção”, ressaltou o professor e coordenador de Defesa Civil André Faria.
 
03/05/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar