Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Cidade de Belford Roxo já conta com o Prontuário do SUAS

segunda-feira, junho 25, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Trabalhadores e conselheiros da política de Assistência Social e Cidadania, entre eles gestores, técnicos, assistentes social, psicólogos de Belford Roxo participaram nesta segunda-feira (25) do lançamento da implantação do Prontuário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Belford Roxo (Previde). O prontuário é um instrumento de gestão e visa melhor organizar as informações necessárias ao acompanhamento dos beneficiários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e Indivíduos (PAEFI) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). As famílias são cadastradas pelos equipamentos - Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Com essas informações, o Departamento de Vigilância Socioassistencial fará um diagnóstico no município identificando as demandas para que o gestor possa tomar as decisões e fazer os investimentos adequados, de acordo com a especificidade e o público diagnosticado através do prontuário. 

De acordo com o secretário-ajdunto de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, a secretaria está fornecendo todo o apoio nesse processo aos profissionais para prestar um atendimento mais qualificado na tomada das informações para o Prontuário Suas. “É importante termos o Prontuário Suas em nosso município. Esses registros oferecem informações sobre o trabalho desenvolvido e sobre as situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias e pessoas nos diferentes ciclos de vida e no território. Assim, cada indivíduo ou família integrante das ações desenvolvidas por essa política ganha um prontuário no sistema e poderemos desenvolver políticas públicas de qualidade em nossa cidade”, frisou o secretário, acrescentando que a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura, vem trabalhado incansavelmente para promover uma política socioassistencial que atenda às necessidades da população. 

A secretária-executiva da pasta, Carla Fernandes, disse que o município está capacitando seus profissionais para melhor atender aos usuários do sistema. “Pedimos a colaboração de todos que atuam na área. Para o melhor funcionamento da nossa rede, os profissionais precisam estar aptos para fazer esse serviço com qualidade e eficiência”, enfatizou. Paulo Tavares, Alan Pimenta e Mariza, são profissionais que fazem parte do Departamento de Vigilância Socioassistencial do município. O sociólogo Paulo Tavares explicou que o prontuário foi criado em 2014, mas que efetivamente o processo de implantação começou a ser realizado em janeiro passado e deverá ser concluído em dezembro. “O Prontuário SUAS é uma ferramenta importante de organização do atendimento na área da Assistência Social e também para melhor controle das informações coletadas sobre os beneficiários das ações”, disse Paulo Tavares.

25/06/2018


Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar