Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Com foco na prevenção às drogas e à violência, PROERD forma 600 alunos em Queimados

quinta-feira, agosto 09, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Festa, música, alegria e, é claro, conscientização. Estes foram os ingredientes da formatura de cerca de 600 alunos da rede pública de ensino de Queimados, que participaram das aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). A cerimônia realizada, nesta quinta-feira (9), no Ginásio Municipal Metodista, reuniu crianças, pais e autoridades políticas e militares. O projeto é realizado através da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O programa é realizado em Queimados desde 2002 e tem o objetivo de oferecer atividades didáticas, prevenindo o uso de drogas e a violência entre crianças. Participaram da formatura os alunos do quinto ano das escolas: Maria Corágio Pereira Xanchão, Pastor Arsênio Gonçalves, Anna Maria dos Santos Perobelli, Joaquim de Freitas, Diva Pereira Martins, Alberto Pirro, São José, Cledon Cavalcante, Francisco Manoel Brandão e Gilvanei Fonseca.

O PROERD é um programa criado nos Estados Unidos e adaptado para a realidade brasileira. Ele é disponível para todos os alunos matriculados no primeiro segmento do ensino fundamental da rede pública e tem duração de seis meses. “Sabemos que só com educação e estrutura familiar vamos conseguir vencer a guerra contra as drogas. Queimados estará sempre de portas abertas e à disposição para projetos educacionais tão importantes”, disse o prefeito Carlos Vilela.


Mais de 6 mil alunos passaram pelo projeto apenas nos últimos dois anos. O Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, também falou sobre a importância do PROERD: “Sabemos que plantamos a semente. Cabe a nós, poder público, e, principalmente, a família darem continuidade a esta conscientização às nossas crianças. Agradecemos ao 24° batalhão pelo importante trabalho realizado não apenas nas ruas, mas também nossas salas de aula”, ressaltou. 

Mais de um milhão de crianças atendidas

Os alunos que participam do projeto recebem um livro do estudante que contém todo os temas abordados, além de camiseta e diploma. Durante as aulas, os instrutores ressaltam a necessidade de se afastar das drogas através de brincadeiras, músicas, redações e palestras. Há 25 anos atuando nas escolas e comunidades, o PROERD já atendeu, só no Rio de Janeiro, mais de um milhão de crianças. Em Queimados, a próxima turma está prevista para começar em dezembro deste ano.

Todo orgulhoso e com o certificado em mãos, o pequeno Arthur Costa, de 12 anos, estava radiante com as aulas que participou. Ele mora no bairro Vila Tarumã e estuda na Escola Municipal Maria Corágio Xanchão. “Aprendi que não precisamos de drogas para ser felizes. Foram muitas atividades, brincadeiras e conversas que mostram a importância de ficarmos distantes do que é ruim”, concluiu o menino.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar