Cidade de Itaguaí entra na prevenção ao suicídio - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

Home Top Ad




PUBLICIDADE

25/09/2018

Cidade de Itaguaí entra na prevenção ao suicídio

Foto: Rui Okada/PMI

Um tema delicado, mas importante de ser discutido, o suicídio segue ainda sendo um tabu na sociedade. Para desmistificar e ajudar na prevenção de novos casos, a Secretaria de Saúde realizou na última semana uma palestra sobre a campanha Setembro Amarelo. A psicóloga Amanda Schwantes Marinho, da SMS, apresentou os fatores de risco para o suicídio e mostrou como identificar um caso potencial.

- O suicídio é questão de saúde pública no Brasil e no mundo, como diz a Organização Mundial da Saúde (OMS) – citou Amanda.

O público que compareceu ao Teatro Municipal de Itaguaí foi composto por idoso que moram na cidade e funcionários da Secretaria de Saúde que fazem o curso de Educação Popular em Saúde. Durante a palestra, eles puderam conhecer alguns dados importantes que mostram como o tema é relevante para toda a sociedade.

- Segundo a OMS 90% das tentativas de suicídio são feitas por pessoas com algum transtorno mental. A cada dois segundos, ocorre uma tentativa no mundo todo. No Brasil, há uma média de 32 suicídios por dia – apresentou a palestrante.

Busque ajuda

Alguns fatores de riscos contribuem para que a pessoa cometa um suicídio, como diagnóstico de enfermidade, perda da função social, isolamento social, desenvolvimento de quadro neurológico (mal de Parkinson) e perda de autonomia das atividades.

O que chama a atenção é o fator depressão, que pode ser um conjunto de fatores, e é considerado o mal do século, que pode gerar, se não tratada, pensamentos suicidas.

A ajuda nesses casos está disponível através do telefone 188. A ligação é gratuita. O município também possui uma equipe de profissionais formada por psicólogos e psiquiatras nas Unidades Básicas de Saúde, nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e no Ambulatório de Saúde pronta para ajudar no combate ao suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 984040-254

Post Bottom Ad

Pages