Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados avança na educação: IDEB mostra maior crescimento entre as cidades da região metropolitana

terça-feira, setembro 04, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
 
Município alcança sua melhor média da história e salta para segunda colocação na Baixada Fluminense

Os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta segunda (03), mostram que a rede municipal de ensino de Queimados está no caminho certo. O município ficou muito próximo de bater a meta nacional e alcançou sua melhor média da história com nota 4,55. Com o resultado, a cidade deu um salto no ranking e assumiu a segunda colocação entre os municípios da Baixada Fluminense. Os números do exame realizado em 2017 ainda trazem outras boas notícias.

A média final é dada através da soma das notas do 5° e 9° ano, divididas por dois. O município obteve o melhor índice de crescimento entre todas as cidades da região metropolitana, alcançando mais de 18% de aumento em relação à média de 2015. No novo ranking, Queimados tem a quarta melhor educação entre os 17 municípios que formam a área, atrás apenas do Rio de Janeiro, Niterói e Paracambi. Os queimadenses que obtiveram média de 3,85 no levantamento anterior, este ano saltaram para 4,55.

O prefeito Carlos Vilela falou sobre o resultado do exame e destacou o trabalho em equipe: “Temos convicção do desafio e da responsabilidade que é a educação. Para melhorar nosso índice, nós intensificamos os simulados nas escolas e o corpo pedagógico da secretaria de Educação, desenvolveu atividades para que as crianças estivessem preparadas para o exame. Com muito esforço de todos, do secretário aos alunos, nós conseguimos uma melhora significativa. Ainda não chegamos onde queremos e nossas crianças merecem, mas a luta é diária para alcançarmos o melhor ensino possível.”, destacou.

Os números mostram que, entre as 13 cidades da Baixada Fluminense, os queimadenses estão na segunda colocação na classificação geral, ficando atrás apenas de Paracambi, que alcançou média 4,85. Após amargar o penúltimo lugar no exame anterior, atualmente a cidade deu um salto e está entre as melhores da Região. Queimados conseguiu ultrapassar municípios com renda per capta bem maiores como Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias.

Apesar dos bons resultados, o secretário de Educação, Lenine Lemos, ressalta que ainda há muito trabalho pela frente: “Sabemos do desafio e conseguimos, em pouco tempo, alcançar nosso primeiro objetivo. Estamos no grupo da frente neste ranking dos maiores municípios do estado. Agora é trabalhar com calma, com muita seriedade, visando o próximo exame e com gana em alcançar a meta estabelecida pelo MEC. Quero agradecer a todos pelo empenho e já convocar para o próximo desafio”, disse.

9° ano é primeiro lugar na Baixada

A agenda desta terça-feira (4) foi agradecer o empenho. O prefeito Vilela e secretário de Educação, Lenine visitaram as escolas com melhor desempenho no resultado do IDEB. Com nota 5,9 ficaram empatadas no primeiro seguimento as unidades Luiz de Camões, Joaquim de Freitas e Ubirajara Ferreira. No segundo seguimento, a maior nota foi da escola Scintila Excel com 4,6. Também se destacaram alcançando a meta a Joaquim de Freitas (4,3) e Nelson Carneiro (4,1).

Os levantamentos das notas nos seguimentos são ainda melhores para os queimadenses. O 9° ano alcançou nota 4,1 e está no primeiro lugar do ranking, a frente de Paracambi (4,0) e Nilópolis (3,9). O 5° ano também está com tudo. Com nota 5,0, está na segunda colocação atrás apenas de Paracambi (5,7) e ao lado de Guapimirim.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios. O MEC estabeleceu meta para cada rede e escola, a ser cumprida a cada ano até 2021.
 
04/09/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar