Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Cemitérios de Queimados recebem mutirões de limpeza para o Dia de Finados

quarta-feira, outubro 31, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Mais de 5 mil pessoas são esperadas nos cemitérios públicos de Queimados no feriado de finados, celebrado na próxima sexta-feira (2). Pensando em dar maior conforto às famílias que mantém viva a tradição de visitar os túmulos dos seus entes queridos, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, realizou ao longo da última semana mutirões de limpeza, tanto no Cemitério do Centro, quanto no Vale da Saudade. A data será marcada por realização de cerimônias religiosas e terá também atendimentos em saúde em ambos os locais.

Além da manutenção cotidiana, os dois cemitérios municipais receberam equipes de trabalho para capina, pintura e varrição dentro e fora dos locais. Localizado na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, no Centro, o Cemitério Municipal é o mais tradicional da cidade, onde atualmente contabiliza 5 mil sepulturas. O local ainda traz jazigos do século passado, desde a época do império.

O outro cemitério é Vale da Saudade, no bairro Tricampeão. Com 110 mil metros quadrados, o local já realizou cerca de 15 mil sepultamentos. Ele conta com três capelas climatizadas, uma ao ar livre, área arborizada, carrinhos elétricos para transporte de caixões, sistema informatizado com catálogo de sepulturas, monitoramento por câmeras de segurança e rampa de acesso para cadeirantes.

De acordo com o Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, tanto o cemitério municipal, quanto o Vale da Saudade possuem capelas climatizadas para receber as famílias. “Ampliamos as capelas do Vale da Saudade, que contam agora com iluminação natural. Também arborizamos a parte externa. Temos nos dois locais um sistema informatizado que permite consulta rápida como localização, nome e data. O objetivo é proporcionar maior conforto ao nosso cidadão nesse momento”, ressaltou.

Para os religiosos, terá missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 7h, na matriz localizada no bairro Vila do Tinguá, e no Cemitério Vale da Saudade, às 9h. Já as celebrações da Paróquia São Francisco de Assis, acontecerão às 07h30 na matriz e às 9h30 no Cemitério do Centro. Nos dois cemitérios, serão oferecidos ainda atendimentos de saúde, em parceria com uma rede de funerárias do município, entre eles: aferição de pressão e glicose.

Para visitar ou resolver questões burocráticas, o horário de funcionamento dos Cemitérios Municipais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana até 12h, exceto quando há sepultamentos na parte da tarde.

31/10/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar