Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Ouvidoria Geral de Belford Roxo concorre na final de concurso da CGU

quinta-feira, outubro 25, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - A Ouvidoria Geral de Belford Roxo está concorrendo na final do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias, realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria Geral da União (OGU), na categoria “Estratégias inovadoras para engajamento da sociedade civil junto às Ouvidorias”, com o atendimento de Libras para surdos e mudos. O evento tem como objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, de todos os níveis de federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos. A Ouvidoria Geral de Belford Roxo já realizou mais de 15.000 atendimentos desde o início do ano de 2017.

Segundo o ouvidor geral, Igo Menezes, essa é uma proposta interessante para levar às outras ouvidorias. “Hoje, mesmo com as itinerantes e os atendimentos na sede, ainda nos deparamos com uma minoria que não conseguia ser ouvida. A ideia é atender a todos os segmentos da população, implicando com a inclusão social. Hoje, temos uma intérprete experiente e outra que ainda está aprendendo, mas, o intuito é treinar mais ouvidores para o atendimento desse público”, informou. Igo ainda ressaltou a importância em estar na final de um concurso de nível nacional. “Só por estar participando já valoriza o trabalho dos nossos funcionários que se dedicam diariamente. Além do que, nossa ouvidoria é muito nova ainda, e isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.


A representante da CGU, Maria Cláudia, visitou a sede da ouvidoria em Belford Roxo para averiguar a veracidade das informações fornecidas da proposta e coletar mais dados. “As práticas estão sendo avaliadas por critérios como custo-benefício, criatividade e inovação, entre outros. Assim que são coletados todos os dados, enviamos para Brasília onde é realizado o julgamento final e escolhidos os vencedores de cada categoria até o final desse ano. A premiação acontece no início do ano que vem”, informou.

Atendimentos

A intérprete experiente que integra a equipe de ouvidores de Belford Roxo, Jennifer Monique de Andrade, está passando toda sua técnica para, a também ouvidora, Zayra Lisboa, de 19 anos. “A Jennifer aprendeu a Linguagem Brasileira de Sinais na igreja, onde traduzia para libras os sermões do padre. Hoje, estou aprendendo com ela e já consigo realizar atendimentos e tirar dúvidas da população desse segmento, tanto nas itinerantes como na sede”, ressaltou Zayra.

As principais demandas da Ouvidoria são de iluminação e saneamento básico. As solicitações são encaminhadas aos órgãos competentes, que tem 15 dias para dar uma resposta. A sede de ouvidoria fica na Avenida Floripes Rocha, 378, sobreloja, sala 4, Centro, e realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outros canais de atendimento são os telefones: 08005803120 e 27581944, whatsapp: 969863298, facebook: /OuvidoriaGeralBelfordRoxo e e-mail: ouvidoria@prefeituradebelfordroxo.rj.gov.br.

25/10/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar