Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Polícia descobre esquema de hacker em Belford Roxo

quinta-feira, maio 23, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - Policiais da 54ª Delegacia de Polícia (Belford Roxo) prenderam nessa terça-feira, (21), em Belford Roxo, Rafael de Souza Gomes das Chagas e Walter Matheus Veríssimo Cortez Conceição pelos crimes de estelionato e receptação. Um adolescente também foi apreendido por fato análogo ao crime de estelionato. De acordo com os agentes, o proprietário de uma empresa transportadora de mercadorias, cuja filial está em Belford Roxo, desconfiou de duas entregas que seriam realizadas em um endereço para a mesma pessoa, porém com CPFs e telefones diferentes na nota fiscal.



Durante diligências foi possível identificar o verdadeiro destinatário, que seria o adolescente infrator. Chegando à residência dele, foi confirmado que ele agia identificando falhas no sistema de segurança de diversos sites na internet, obtendo vários arquivos de bancos de dados com milhares de logins e senhas de usuários diversos.

Posteriormente, a partir de um programa desenvolvido por ele, as informações eram cruzadas pelos bancos de dados com sites de compras e serviços, possibilitando que os e-mails e senhas usados pelas vítimas fossem hackeados. A partir daí, ele conseguia acessar as contas e, quando descobriam algum crédito para compras, aplicavam o golpe.

O adolescente e um dos presos, Rafael, escolhiam os produtos a serem adquiridos, alteravam o nome, o endereço de entrega, o e-mail e o telefone de contato que constava no cadastro das vítimas. Usando o CPF e os nomes delas, a quadrilha conseguia adquirir os produtos, que eram entregues na casa do Rafael. Enquanto a maioria dos produtos ficava para os acusados, outros eram vendidos e o lucro repartido, ou enviados de presente para Walter, amigo dos acusados.



Na residência do adolescente também foram apreendidos diversos produtos, além do computador utilizado para as fraudes, que possuía uma criptografia para esconder os programas utilizados. Nas casas de Rafael e Walter também foram localizados produtos novos e nas embalagens originais.

Os presos serão encaminhados à audiência de custódia, onde ficarão à disposição da Justiça. O adolescente será encaminhado ao Ministério Público.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

23/05/2019
Compartilhe nas redes sociais e WhatsApp
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar