Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo promove oficina de brinquedos

quarta-feira, janeiro 29, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada
Secretaria de Assistência Social promove oficina de brinquedos

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo realizou uma oficina para confecção de brinquedos. Orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e visitadores do Programa Criança Feliz levaram material reciclável para a produção dos brinquedos. Cerca de 60 profissionais participaram da oficina.

Brincar é um direito de toda criança, garantido no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas. A oficina foi realizada para que a importância do brincar fosse entendida pelos profissionais e estimulada com materiais de fácil acesso para qualquer família. Cada etapa do desenvolvimento infantil pode ser estimulada por uma brincadeira diferente.

De acordo com o secretário adjunto da Semasc, Diogo Bastos, o objetivo é dar subsídios aos profissionais para terem uma melhor interação com as famílias. “Através do lúdico e criando algumas ferramentas de brinquedos, possam ensinar a essas famílias promovendo a interação em casa. Percebemos que as crianças não estão mais brincando. Precisamos resgatar isso para que vivam seu momento de criança. Isso também tira da família aquela frustação de não poder dar um brinquedo para a criança”, explicou Diogo.

A oficina foi ministrada pela educadora física dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, Wona e Parque Suécia, Roberta Lima. Ela trabalha com sucata e brinquedos sustentáveis, ou seja, o que ia para o lixo, volta com uma cara nova. “Trabalhando, percebi que existem muitas maneiras de brincar sem gastar muito dinheiro. Através do canto ou até um pote de leite que vira um chocalho. Além disso, quando a família cria e confecciona um novo brinquedo, tem interação e afeto”, destacou Roberta.

Para a visitadora do Programa Criança Feliz do Cras Centro, Vilma Vilarinho, essa oficina vai acrescentar seu trabalho, pois será mais uma forma de interação quando for até as casas das famílias. “Além disso, é uma maneira de atrair a atenção destas famílias ao chegar com novidades. Vamos ensinar a fazer brinquedos com materiais bem simples e de fácil acesso para que possam trabalhar em juntos”, disse.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar