Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Agentes do Samu voltam ao trabalho em Magé após vencerem a Covid-19

segunda-feira, junho 01, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

Na luta diária contra a Covid-19, os profissionais que trabalham na rede de saúde estão na linha de frente. Dos casos de infecção dos agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o município de Magé já possui 19 recuperados do coronavírus. Dois médicos, quatro enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, cinco condutores de ambulância e uma auxiliar de serviços gerais receberam alta e já estão de volta ao trabalho, ajudando a salvar vidas no atendimento móvel de urgência. A técnica de enfermagem Liliane Sanches é uma destas profissionais que pode dizer orgulhosamente que venceu o novo coronavírus.



“Passei uns dias muito cansada, comecei com uma tosse muito forte no trabalho, mas achei que fosse alergia. Com a garganta arranhando e uma tosse que não passava, fui à unidade 24h de Fragoso, e a médica pediu para que eu colhesse o swab e realizasse o raio-x. Me afastei 14 dias do trabalho e fiz o isolamento”, contou.

A técnica de enfermagem diz que teve muito medo de contaminar alguém durante o isolamento, mas tentou manter o pensamento positivo e os cuidados, apesar da apreensão.

“Meus sintomas foram diminuindo, e eu tendo mais coragem para enfrentar esse vírus. Pois antes eu estava desacreditada, o que é muito triste. Me recuperei e vi muitos amigos meus se recuperaram também. Retornei ao trabalho com 14 dias. Temos que ter consciência de que o vírus só vai ser combatido com prevenção, higienização e obediência”, finalizou Liliane.



Vanessa Andrade, enfermeira do SAMU, diz que sentiu falta de ar e dores no corpo. Chegou a ser internada, mas seu primeiro exame deu negativo. Na segunda internação, um sintoma a mais: perda do olfato e paladar. 

”Fiquei 14 dias em isolamento, em um quarto sem contato com ninguém. Minha mãe e meu esposo faziam minha comida e deixavam na porta do quarto. Senti muita falta de trabalhar e cuidar das pessoas nesse momento tão difícil que estamos vivendo. Somos e estamos na linha de frente. Hoje, graças a Deus, estou curada e estou de volta para ajudar a população de Magé”, comemora.

A Covid-19 não atinge apenas os profissionais de saúde

Os profissionais atingidos pela Covid-19 não foram apenas os de saúde. Sérgio Brandão, condutor, precisou se afastar por 14 dias, mas já está recuperado e de volta ao trabalho.

“Ao retornar, os cuidados são os recomendados pela OMS, os quais já haviam sido tomados em nossa unidade, pois nos foi fornecido o EPI necessário, como máscara, luvas, macacões de proteção, bem como álcool líquido e gel”, disse Sérgio.



O médico intervencionista do SAMU Magé, Ronaldo Alves, começou a apresentar os sintomas no dia 28 de abril.

“Estava de plantão. Comecei a sentir um mal-estar, sensação de corpo pesado, dor de cabeça e no final da manhã iniciei uma febre baixa, de 38 graus. Avisei à coordenação do serviço e a central e fui para casa. Tratei apenas com dipirona por quatro dias. Depois, progressivamente comecei a me sentir melhor”, relata o médico.

Em uma semana, Ronaldo já estava assintomático. O retorno foi após os últimos exames de IgG e IgM. Com o ritmo de trabalho está intenso, o médico afirma que estava desconfortável em quarentena, mas que passou com o retorno das atividades. Os cuidados se mantêm da mesma forma como antes, com o uso de EPI completo. O médico finaliza com uma mensagem à população.



“Em um período caótico e polarizado, o mais importante é buscar o maior número de informações possíveis. Especialmente das instituições especializadas, evitando sermos vítimas de fake news e ajudando a todos a vencermos o quanto antes essa pandemia”, finaliza Ronaldo.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que somente saia de casa quem tiver necessidade ou trabalhe nos serviços essenciais. O uso da máscara, álcool 70%, e lavar as mãos com frequência são medidas fundamentais para evitar a proliferação do novo coronavírus.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

01/06/2020
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar