Projeto de lei obriga teste de glicemia em atendimento de emergência no estado do Rio - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

10.01.2020

Projeto de lei obriga teste de glicemia em atendimento de emergência no estado do Rio


Entrou em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei 3.161/2020, que torna obrigatória a realização do teste de glicemia capilar nos atendimentos de emergência dos hospitais, prontos-socorros e unidades básicas de saúde da rede pública e privada de todo o estado. Publicada no Diário Oficial, a proposta do deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos) vai ser analisada pelas comissões da Casa antes de ser votada em plenário.

De acordo com o texto, os profissionais de saúde devem informar ao paciente o seu direito de realizar o teste logo no primeiro atendimento. Essencial para saber se níveis de açúcar estão controlados, o exame extrai uma pequena amostra de sangue do dedo, que é analisada em um aparelho de medição.

“Um teste simples é capaz de detectar a diabetes, uma doença grave e silenciosa que mata muita gente pela falta de conhecimento do diagnóstico. O teste, logo no início do atendimento, pode direcionar melhor o tratamento”, defende Capitão Paulo Teixeira.

Após o teste, os pacientes que apresentarem índice glicêmico elevados deverão receber ajuste da medicação ou dose de insulina, no caso de diabéticos. Aqueles que não tinham conhecimento do diagnóstico deverão iniciar o tratamento para evitar que a doença se instale.

O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, segundo o International Diabetes Federation (IDF). São 12,5 milhões de pessoas afetadas, o que equivale a 7% dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde levantados em 2018.

“Com o projeto é possível contribuir para identificar mais pessoas com diabetes para que a doença seja tratada precocemente, com menores riscos à saúde e dando mais qualidade de vida ao paciente”, diz o autor da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

cel

Post Bottom Ad

Pages