Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Fiscalização flagra aglomeração e três horas de espera em fila de banco em Itaguaí

quinta-feira, dezembro 03, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou ação de fiscalização nesta segunda, terça e quarta-feira (30/11, 01 e 02/12) em bancos, supermercados, drogaria e loja de atacados nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Itaguaí e São Gonçalo para verificar denúncias de consumidores e solicitação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Os agentes descartaram mais de 50kg de alimentos impróprios para o consumo. Os problemas mais graves foram encontrados em Itaguaí.

Os consumidores esperaram três horas para entrar em uma filial do banco Itaú de Itaguaí. Também teve problema no Santander de São Gonçalo e no Itaú de Maricá. Em algumas agências, os fiscais identificaram falta de orientação quanto à triagem e ao distanciamento social, além de ausência de marcação no chão, aglomeração de pessoas nas filas externas e no hall dos caixas eletrônicos, sem que houvesse funcionários para orientar. O alvará de funcionamento estava vencido desde 2011 e não era feita autenticação do pagamento no próprio documento.

O único supermercado que apresentou irregularidades foi o Super Rede de Itaguaí. Os fiscais identificaram problemas estruturais, 48kg de carne sem data de manipulação e validade. Também encontraram 6kg de carne pré-moída, o que é proibido por lei, já que o produto deve ser moído na frente do consumidor. Ausência de balança de precisão, que possibilita consulta do peso pelo cliente, e falta de demarcação no chão para manter o distanciamento social também foram constatados.

Na drogaria Santo Agostino, também em Itaguaí, o certificado de responsabilidade técnica estava desatualizado, sem o nome do farmacêutico responsável. Não havia a revista PMC, que mostra os valores máximos que podem ser cobrados pelos medicamentos, nem a informação relativa ao meio de pagamento para recarga de celular.

Problemas estruturais, ausência de cartaz informando a proibição de venda de bebidas alcoólicas à menores, falta do cartaz com telefone e endereço do Procon-RJ e inexistência de caixa preferencial foram identificados pelos fiscais no estabelecimento atacadista Mala Cheia, no mesmo município. Não foram encontradas irregularidades nos estabelecimentos fiscalizados no Rio de Janeiro e Niterói.

Balanço da operação

1 – Santander - Rua Dr. Nilo Peçanha, 55, Centro, São Gonçalo

Falta de orientação quanto à triagem e ao distanciamento para evitar aglomeração onde ficam localizados os caixas eletrônicos, além de atraso para início do atendimento que deveria começar às 9h

2 – Itaú - Rua Domício Da Gama, 183, Centro, Maricá

Falta de orientação quanto à triagem e ao distanciamento para evitar aglomeração onde ficam localizados os caixas eletrônicos.

Ausência de demarcação no chão para evitar a aglomeração. Alvará de funcionamento vencido desde 04.07.2011

3 – Drogaria Santo Agostinho - Rua Paulo De Frontin, 253, Centro, Itaguaí

Irregularidades citadas no texto

4 - Supermercado Real - Estrada Caetano Monteiro, 711, Pendotiba, Niterói

Sem irregularidades.

5 - Supermercado Princesa - Rua Presidente Pedreira, 189, Ingá, Niterói

Sem irregularidades.

6 - Super Rede - Estrada Mazomba, S/N, qd 30, lt 01, Centro, Itaguaí

Irregularidades citadas no texto

7 - Mala Cheia Comércio Atacadista - Rua Dr. Curvelo Cavalcanti, 618, Centro, Itaguaí

Irregularidades citadas no texto

8 – Super Compras – Av. Prefeito Isoldakson C Brito, 268, qd 43, lt 24, Vila Margarida, Itaguaí

Sem irregularidades.

9 – Banco Itaú - Rua Dr Curvelo Cavalcante, 355, Centro, Itaguaí

Não há autenticação do pagamento no boleto. Três horas na fila externa para atendimento, sem funcionário para orientar.

10 – Banco Santander - Rua Dr. Cuvelo Cavalcante, 286, Lj C, Centro, Itaguaí

Sem irregularidades.

11 – Super Rede - Rua Haddock Lobo, 143, Rio Comprido, Rio de Janeiro

Sem irregularidades.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar