Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita realiza ação voltada para pessoas em situação de rua

segunda-feira, agosto 23, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada


No dia 19 de agosto, celebra-se o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Em Mesquita, a data não passou em branco. Na última quinta-feira, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social esteve na Praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos, realizando uma ação voltada para pessoas em situação de rua. O dia começou com um café da manhã servido para todos os presentes. Em seguida, através de doações feitas aos CRAS, pela população e pelos próprios funcionários, um bazar com roupas foi montado, beneficiando quem precisava de alguma peça para se vestir. Além disso, corte de cabelo e barba foram oferecidos à população em situação de rua, assim como para as outras pessoas que participaram do evento.

Em Mesquita, o trabalho da assistência social voltado para pessoas em situação de rua chama atenção. Durante o primeiro semestre de 2021, a partir de abordagens humanizadas e com o consentimento das pessoas, a Prefeitura de Mesquita acolheu 27 indivíduos em situação de vulnerabilidade nas ruas. Assim, eles foram transferidos para a Casa Abrigo Andréa Guimarães, em Santa Terezinha, onde receberam cuidados, foram auxiliados a emitir documentos e, então, ganharam uma nova chance de se reinserirem na sociedade.

“A nossa luta é diária. Por isso, temos uma equipe que, diariamente, trabalha abordando essas pessoas, dando oportunidades de emissão de documentos civis. Nosso trabalho é cuidar e dar atenção, porque eles não são invisíveis. São pessoas e não podem ser ignoradas”, defende a subsecretária de Assistência Social de Mesquita, Érika Rangel.

Pessoas que possuem alguma questão de saúde podem, ainda, ser beneficiadas pela LOAS, a Lei Orgânica de Assistência Social (Lei 8.742/93). Ela prevê políticas de seguridade social não contributivas para garantir os mínimos direitos sociais de cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade, além de pessoas com deficiência.

História

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua faz alusão ao “Massacre da Sé”, ocorrido há 17 anos. Trata-se de uma série de atentados violentos contra pessoas em situação de rua que foram cometidos na Praça da Sé, na cidade de São Paulo, entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar