O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por incitação aos atos de 8 de janeiro. A decisão acontece após uma série de depoimentos e análises de provas apresentadas durante o julgamento.
Os ministros consideraram que a conduta de Bolsonaro, tanto antes quanto após os ataques às sedes dos Três Poderes, configurou um claro incentivo aos atos violentos e antidemocráticos. A maioria dos votos aponta para a responsabilização do ex-presidente por seus discursos e ações, que teriam sido cruciais para a escalada dos eventos que resultaram na depredação do patrimônio público.
A condenação de Bolsonaro por incitação aos atos do dia 8 de janeiro representa um marco na história política recente do Brasil. Além de ser a primeira vez que um ex-presidente é condenado por esse tipo de crime, a decisão reforça a posição do STF de coibir ações que atentem contra a democracia e as instituições.
O julgamento continua e os ministros ainda debatem a possível pena e as implicações da decisão. A expectativa é que o resultado final do julgamento seja divulgado nos próximos dias, encerrando um dos capítulos mais tensos da política brasileira.