Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Hino e Brasão de Belford Roxo

domingo, agosto 06, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

Novo Brasão de Belford Roxo a partir de 06 de fevereiro de 2017 conforme emenda à lei orgânica nº46.

O Brasão do Município de Belford Roxo, cujo logotipo consta do anexo 1 a esta Lei Orgânica, tem as seguintes características: escudo em formato português com volume nas bordas, incorporando uma curva na parte superior, para receber a coroa prateada de 8 torres, designada para os municípios.

Na base, faixa para receber o nome do município, a data da emancipação e ano de sua construção.

Na lateral direita, ilustração alusiva à cana de açúcar e à esquerda ao milho, representando algumas das culturas desenvolvidas a partir do século XVI que, além de atender o consumo local, era transportada por via pluvial através da ótima malha hídrica da bacia do Rio Sarapuí e do Rio Botas.

Começando a descrição interna do escudo pelo centro superior do Brasão e seguindo sentido horário: A primeira ilustração é de um amanhecer do dia. A força do nosso astro maior sobre a montanha representa o novo tempo para o início para uma nova história da cidade.

A ilustração com laranjais ao lado de uma ferrovia remete aos anos noventa do século XIX que marcam o início desse cultivo que proporciona à Baixada Fluminense um novo desenvolvimento econômico para a área: plantio, cultivo, beneficiamento e transporte de laranja.

A ilustração de uma indústria faz alusão à instalação da Bayer do Brasil em Belford Roxo no período desenvolvimentista contribuindo para a industrialização da região.

A seguir a ilustração de um engenho. Eles foram fundamentais para o desenvolvimento econômico e cultural de toda a região da Baixada Fluminense.

Por fim, a ilustração de um rio com uma canoa transportando pessoas faz alusão ao Rio Botas e Sarapuí. As bacias desses rios foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região entre os séculos XVII e XIX.

Brasão antigo de Belford Roxo (1993 a 2016)

O Brasão de Belford Roxo é um símbolo do município brasileiro de Belford Roxo, no Rio de Janeiro

Detalhes do Brasão de Belford Roxo

"Art. 7º - São símbolos do Município, a Bandeira, o Hino e o Brasão. §1º. O Brasão do Município, cujo logotipo conta do anexo I a esta Lei Orgânica municipal, terá as seguintes características: símbolo circular com dezesseis hastas lado a lado que representam a universalidade do sol, sobre e na base destas uma corrente que unida a uma faixa forma um hipotrocóide simbolizando a união dos homens em uma corrente de amor, na faixa a data de fundação do Município, ao centro um coração e dentro dele uma faixa branca formada por dois arcos inclinados que tangenciam o coração com as extremidades no topo e na base do mesmo, na fita a inscrição PAZ e PROGRESSO, norteando juntamente com o amor os princípios básicos do Município de Belford Roxo, acima do coração as iniciais do Município. Ã esquerda de quem avista e na parte superior do coração uma estrela representando o Distrito Central e abaixo da faixa uma estrela representativa de cada Distrito adjacente. Quatro estandartes com seus mastros formando um ângulo de quarenta e cinco graus sustentam o coração, posicionados dois a dois um sobre o outro todos com os mastros fincados na estrela solitária simbolizando as principais metas de trabalho permanente do Município: saúde e saneamento básico, habitação, industria e comércio, educação e desporto. Por fim, dois ramos de café simetricamente posicionados fechando o arco formado pela fita com o nome do Município.

§2º. A Bandeira Municipal definida em Lei, terá ao centro o Brasão Municipal. §3º. A alteração dos símbolos municipais só poderá ser feita mediante consulta popular, com a aprovação da maioria absoluta da população."

Fonte: Lei Orgânica de Belford Roxo - Art. 7º

Hino de Belford Roxo

O Hino de Belford Roxo é o hino oficial de Belford Roxo, município do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Foi escrito por Dinoel Sampaio, com a melodia de Sérgio Fonseca. Foi elaborado em 1993, em ocasião da instalação do município.

Velho brejo, Velho Brejo!

Onde o sol sempre nasceu sorrindo

Como invejo a tua gente

Essa gente tão vivida,

Tão sofrida e tão valente.

Essa gente que progride

Que trabalha, que estuda

Essa gente que decide

O que é bom para o lugar

Que é calada e não muda.

Na luta, não se divide

Belford Roxo em sua arte

Sou parte da tua parte

Sou vida da sua vida.

A canoa dos baixios

De teus rios de outros cais

Terra boa de outras eras

Primavera, laranjais.

Teu destino, tua história

Na memória dos avós

Faz o hino que te oferto

Céu aberto sobre nós.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar