Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Secretária de Belford Roxo participa de formatura de alunos do Espaço Cidadão

quinta-feira, março 29, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, Daniela Carneiro, participou da solenidade de formatura de 111 integrantes do Projeto Espaço Cidadão e das oficinas de inclusão produtiva dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Durante o evento, a secretária recebeu uma série de homenagens e peças confeccionadas nas unidades, como um cesto de tampinhas de garrafas pet.

A formatura do Espaço Cidadão contou com 32 alunos do Caeb e do Lar Irmã Celina, entidades parceiras da Prefeitura. Os Cras que participaram das oficinas de inclusão produtiva são: Wona, Jardim do Ipê, Santa Marta, Parque Suécia, Lote XV e o Atenção à Pessoa Idosa (API), que é vinculado ao Cras Babi.

Daniela Carneiro relembrou que em janeiro de 2017, quando assumiu o cargo de secretária, fez um levantamento e percebeu que não existiam informações de diversos tipos. Para piorar a situação, a infraestrutura dos locais de atendimento era precária. “Era um absurdo aquela fila, que iniciava à noite, na porta da Funbel (Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo) para que as pessoas pudessem ter acesso aos serviços como isenções de certidões, por exemplo. Humanizamos o atendimento, fizemos cursos de capacitação como servidores e começamos a reformar os Cras e os Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Trabalhamos com o coração para colocar tudo em funcionamento e conseguimos. Não tenho vaidade do cargo e sou muito grata a todos os servidores que me ajudaram nesta tarefa”, finalizou Daniela, ao lado do secretário-executivo de Assistência Social, Diogo Bastos.


A funcionária do Cras Babi, Ellen, tocou no saxofone a música “Raridade” (você é o espelho/que reflete a imagem do Senhor), de Anderson Freire, levando Daniela Carneiro às lágrimas.

Parceria importante

O coordenador do Projeto Espaço Cidadão, Rodrigo Silva, acentuou que no curso os alunos aprendem noções de cidadania, meio ambiente e economia solidária, por exemplo. “A Parceria com a Prefeitura é importante e já formamos mais de 200 alunos. Esta é a primeira formatura do ano”, resumiu Rodrigo. O Espaço Cidadão distribuiu 56 exemplares do livro “Superação”, de Gustavo Malheiros, que conta a história de atletas que encaram uma rotina de treinamento em busca de resultados. “Trabalhei com jovens e adolescentes no Lar Irmã Celina e percebi a vontade deles em buscar novos horizontes”, completou a chefe de departamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, Francisca Correia.

Integrante da turma que fez o curso do Espaço Cidadão no Lar Irmã Celina, em Shangrilá, Emerson Amaro, 13 anos, frisou que durante as aulas teve noções de meio ambiente e cidadania. ”Um dos pontos principais é não se envolver com drogas”, resumiu. “O curso foi muito importante e consegui assimilar bastante conhecimentos”, emendou o aposentado Jaci da Costa, 70.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar