Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Após terremoto na Bolívia, tremor de terra é sentido em São João de Meriti

segunda-feira, abril 02, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Um terremoto de 6,8 que atingiu a Bolívia nesta segunda-feira (2) teve reflexos em vários estados do Brasil. No Rio de Janeiro, o tremor de terra foi sentido às 10h41 em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, de acordo com informações da Rede Sismográfica Brasileira.

Esse já é o segundo tremor de terra no estado em 2018. O anterior aconteceu no dia 7 de janeiro, em Cantagalo, Região Serrana. No ano passado, foram registrados 21 abalos sísmicos no estado. O Rio de Janeiro tem quatro estações sismográficas que monitoram e identificam esses abalos.

“O que foi sentido nas principais capitais do Brasil não foi um terremoto no país, ele ocorreu no sul da Bolívia a uma profundidade de 550 quilômetros. Esse terremoto tem algumas características e pode-se dizer que era uma placa oceânica entrando embaixo de uma placa continental que compõe o continente sul-americano”, explica Marcelo Rocha, professor do Observatório Sismológico da UnB.
Sistema da Rede Sismográfica Brasileira mostra coordenadas do tremor sentido em São João de Meriti (Foto: Divulgação)
O especialista ainda esclarece que o que foi sentido foi a passagem das ondas desse terremoto. “A sensação foi mais forte em alguns lugares, principalmente em prédios altos. Inicialmente a preocupação era por um terremoto local, mas identificamos que era apenas reflexo”.

Na semana passada, uma nova versão do mapa tectônico da América Latina foi lançado no Rio de Janeiro. Nele é possível observar a formação dos territórios e observar as áreas com mais possibilidades de terremotos.

“O mapa tectônico da América do Sul mostra como estão dispostos os terrenos que compõe a região permitindo uma melhor avaliação do comportamento mecânico sob a ocorrência de um evento sísmico”, explica Marcos Ferreira, coordenador do Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil.

“Os eventos sísmicos que ocorrem no Brasil são diferentes daqueles de regiões altamente sísmicas como Japão, Chile. Nestes locais, a principal causa de terremotos são os esforços de placas tectônicas convergentes gerando eventos com alta magnitude e grande poder destrutivo. O Brasil encontra-se no centro da placa tectônica Sul-Americana, e, por isso, os eventos brasileiros possuem outras origens como flexura crustal, reativação de falhas entre outros. Desta forma, os eventos são de magnitude baixa”.

Com informações de Patrícia Teixeira
Via: G1
02/04/2018

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar