Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

LBV doa Kits Pedagógicos para as crianças do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias

quarta-feira, abril 18, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Neste mês de abril, a Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Rede Sociedade Solidária e a Super Rádio Brasil AM 940, realizou no Instituto Inclusão e Desenvolvimento pelo Esporte- IDE*, em Jardim Gramacho, Duque de Caxias, a entrega de 50 kits de material pedagógico, por meio da campanha “Criança Nota 10 – Proteger a infância é acreditar no futuro”. A ação visa combater os índices de analfabetismo, de evasão escolar, de trabalho e exploração infantil.

Muitas famílias foram auxiliadas com esse benefício, pois não possuem condições financeiras para oferecer o material escolar para as crianças. Neste local, encontra-se o esquecido “Lixão”, lugar onde vivem mais de 28 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A entrega foi feita na sede do Instituto IDE* - Inclusão e Desenvolvimento pelo Esporte, uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é oferecer atividades que contribuam para o resgate da dignidade dos moradores do Jardim Gramacho, através do Esporte, Educação e Cultura. O Instituto IDE conta com um grupo multidisciplinar de voluntários que atuam nos diversos projetos existentes.

Por acreditar no esporte como ferramenta de inclusão social, futuramente, a LBV, Super Rádio Brasil AM 940, Boomboxe e a Prime Esportes irão apoiar também o projeto Cidadão Olímpico do IDE, na reforma da Sala de esportes, ajuda nos equipamentos e aos atletas do IDE nas competições, junto aos lutadores Dudu Dantas (Bellator), Hacran Dias, Polengue Dias, da equipe de esportes Nova União.

Anderson Leite, presidente do IDE, descreve a proposta do instituto: “ estamos há dez anos trabalhando aqui, no Jardim Gramacho. Ide, verbo ir, do Evangelho de Marcos, porém o transformamos em sigla Inclusão e Desenvolvimento pelo Esporte. O sobrenome Uma Nova Rampa é que o Jardim Gramacho desde 76, tinha despejo de lixo e fechou em 2012. Quando chegamos, havia mais de três mil pessoas trabalhando e em 2012 foi fechado. Nosso trabalho foi desenvolver as crianças e adolescentes através do esporte. Temos reforço escolar, alfabetização, música e nosso carro-chefe é o esporte (Judô, Jiu-Jítsu, Boxe, MMA, Muay Thai).

Sobre a doação dos kits, Anderson agradece dizendo: “ Em 2018, lançamos no IDE, o tema ‘ A gente não quer só comida’. Então, estamos desenvolvendo, de verdade neles a cultura, a educação e o esporte. Essa tríade, e hoje, graças a Deus a LBV veio e preencheu essa lacuna, uma das lacunas da educação, distribuindo esse Kit escolar, de grande valor, eles de fato não têm isso. Hoje, é um dia bem especial pra nós, do IDE em parceria com a LBV.”

Monique está há doze anos na comunidade de Jardim Gramacho e luta com dificuldades para manter os sete filhos. “Minha fonte de renda é programa do governo e o IDE que me ajuda muito. Recebo alimentos, meus filhos recebem material escolar, aula de judô, tudo que precisamos eles nos ajudam. Não teria condições de comprar kit escolar para eles, porque está tudo muito caro. Eu não quero que eles tenham a mesma vida que eu tive, que eles façam o ensino médio, porque hoje em dia, a educação é tudo. ”

Mateus Eduardo de Souza, de 15 anos, fala do material escolar que recebeu da LBV: “ esse material é bastante importante, porque muitas vezes a gente quer um material desses para estudar e não tem, por causa da nossa situação financeira. E quando a gente ganha, é bastante gratificante. Gostei de tudo, dos livros, cadernos. ”

Hacran Dias, atleta de MMA, foi um dos fundadores do projeto Morro dos Campeões e apoia mais essa iniciativa do IDE: “ fui um dos primeiros a começar no Morro dos Campeões, meu primo Mário teve essa iniciativa. A gente viu como é importante ter uma boa ação, dentro de uma comunidade onde não chega muito recurso e nem oportunidade. Acho que essa iniciativa do IDE com as crianças e adolescentes é muito importante e junto, vindo com a LBV, que é uma Instituição séria, essa parceria só tem a crescer. Acredito que um ajudando o outro, consegue se chegar longe e encaminhar essas crianças num caminho melhor, um caminho do bem. Essa parceria da LBV com o IDE é muito importante e espero que só tenha a crescer e outros parceiros venham para ajudar. ”

Polengue Dias, professor de Jiu-Jítsu, que também apoia e representa o Morro dos Campeões e o IDE, destaca a parceria da LBV e da Super Rádio Brasil nessa iniciativa solidária: “ primeiro a educação, que o Brasil está precisando muito e os esporte ajuda a alavancar bastante coisa para a gente, no futuro. Se ligar os dois, a gente vai ter uma país melhor. A gente fazendo um pouco, juntando as pessoas do bem, no caso da LBV, que ajuda muitos projetos, muitas pessoas, a gente está aí para isso. Ajudar para ter um futuro melhor. O kit ficou bem legal, isso é muito importante para a juventude, para o IDE, muito obrigado à LBV, ao diretor Paiva Netto pela ajuda. ”

Na Baixada Fluminense, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na cidade de Belford Roxo, na Avenida Retiro da Imprensa, 467 – Centro. Para outras informações, ligue: (21) 2761-0729.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar