Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Primeiro dia de vacinação contra a gripe tem boa procura em Itaguaí

terça-feira, abril 24, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
 
Meta do município é vacinar 90% do grupo prioritário

A Secretaria de Saúde de Itaguaí iniciou nessa terça-feira (24/4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Durante todo o dia a procura nas unidades incluídas na programação (ver abaixo) foi grande. A meta para esse ano é vacinar 90% do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

“O primeiro dia sempre tem uma boa procura. Isso mostra que a população está consciente da importância da vacinação. Ano passado o município foi o primeiro do Estado a atingir a meta de imunização. A gente vem trabalhando para repetir o sucesso em 2018”, destacou a coordenadora de Imunização, Nubia Grazziela.

No posto da Vigilância em Saúde, no Centro, a vacinação aconteceu de forma tranquila. Moradora de Itaguaí, Esmeralda Sabino de Lima, 65 anos, aproveitou para se imunizar contra a gripe logo no primeiro dia.

“Sempre que tem campanha procuro me vacinar o quanto antes. É difícil eu ficar gripada, mas não podemos brincar com a saúde”, disse Esmeralda.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até 1º de junho. No dia 12 de maio será realizado o Dia D.

Devem tomar a vacina contra a gripe

Crianças de seis meses a cinco anos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; pessoas com mais de 60 anos; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asmas e artrite reumatoide (com prescrição médica); Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia (com prescrição médica); e portadores de trissomias, como síndrome de Down e de Klinefeite (com prescrição médica).

A coordenadora de imunização Nubia Grazziela faz um alerta para dois grupos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos e gestantes.

“Em relação às crianças, temos que frisar que a vacinação é realizada em duas doses, mas muitos pais ou responsáveis esquecem de retornar com o menor de idade para tomar a segunda dose. No caso das gestantes, não há necessidade de autorização médica”, explica a coordenadora.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa que pode causar complicações, principalmente em indivíduos que se encontram no grupo prioritário que ainda não estejam imunizados.

Relação dos postos - Programação

Clínica da Família – Quinta-feira
ESF Chaperó – Quarta e Quinta-feira
ESF Mazomba – Terça e Quinta-feira
ESF Odenit Maia – Segunda, Quarta, Quinta e Sexta-feira
ESF Coroa Grande – Segunda a Sexta
UBS Califórnia – Terça e Quarta-feira
UBS Chaperó – Terça e Quinta-feira
UBS Mangueira – Terça e Sexta-feira
UBS Monte Serrat – Quinta-feira
UBS Vista Alegre – Segunda e Quarta-feira
UBS Vila Margarida – Segunda e Quarta-feira
Vigilância em Saúde – Segunda a Sexta-feira

É importante lembrar que cada unidade de saúde possui sala de vacina funcionando em horário específico. A população deve se informar na unidade mais próxima de casa.
 
Fotos: Rui Okada
24/04/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar