Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Assistência Social de Belford Roxo promove seminário sobre violência sexual a jovens e adolescentes

segunda-feira, maio 21, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo promoveu, na última semana, o Seminário: A Atuação Multiprofissional no Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Aberto ao público, o evento realizado na Uniabeu, no centro, contou com a presença da delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Daniele Amorim. Segundo ela, de acordo com pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), 43% dos casos de estupros ocorridos no município envolvem crianças e adolescentes.

Representando a secretária de Assistência Social e Cidadania Rosana Moura, o secretário-adjunto, Diogo Bastos, disse que a Semasc tem trabalhado no fortalecimento de ações intersetoriais internas e externas do governo para melhor servir à população. “Assistência social não é coisa para pobre: é para quem precisar”, disparou ele durante explanação sobre o seminário, que contou também com as presenças da Psicóloga, Josiane Peçanha, representando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de Siaga Menezes, representante do Conselho Tutelar.

O seminário discutiu temas como: a Contextualização da atuação do município, a importância emergência; o abuso e a exploração sexual: importantes pautas para a política pública, entre outros. Abordando casos registrados na Deam, Daniele Amorim informou ao público presente que grande parte dos casos acontece em casa, em família. “É importante que os pais prestem mais atenção em seus filhos, nos seus comportamentos e atitudes, pois tanto a criança como o adolescente dão sinais de algo não está bem”, alertou a delegada.

EMOÇÃO

Durante os debates, o depoimento de uma mãe surpreendeu e causou emoção entre os presentes. Elaine de Assis Brandão, 35, pegou o microfone para relatar sua experiência. “Eu tenho quatro filhos. Hoje eles estão com 18, 15, 11 e nove. Eu os espancava. Batia tanto, que vivia no Conselho Tutelar. Fazia isso porque fui criada assim, apanhando e no meio de muita violência. Achava que isso era o certo. Mas foi através do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do Lote XV, que mudei meu pensamento. Foi a equipe do Cras que me orientou e me deu estrutura. De lá fui encaminhada para o Creas ( Centro de Referência Especializado de Assistência Social )onde fiz vários cursos que me proporcionaram a trabalhar como carpinteira, ladrilheira, pintora. Hoje sou uma nova mulher e devo a eles”, revelou, sendo aplaudida de pé pelos participantes do evento.

Para Diogo Bastos o relato de Elaine é resultado dos programas desenvolvidos para população. “O funcionamento dos equipamentos sociais tem que ser focado para os interesses da população. Por isso, a necessidade de políticas públicas”, salientou Diogo. O seminário também foi alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. Nesta data, em 1973, Aracelli Cabrera Sánchez Crespo, 8 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

A violência contra crianças e adolescentes também foi combatida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Caminhada Faça Bonito. O manifesto começou no centro do município, percorrendo as principais ruas e terminou em frente ao Hospital Municipal.

21/05/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar