Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Magé ganha maior programa de Passe Livre Universitário da Baixada Fluminense

segunda-feira, maio 21, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Prefeitura de Magé inaugurou no último sábado (19/5) o maior programa de Passe Livre Universitário da Baixada Fluminense. A cerimônia de entrega dos cartões para os 200 estudantes contemplados aconteceu na Praça Dr. Nilo Peçanha, no Centro da cidade. O Passe Livre Universitário de Magé traz uma inovação: diferente dos programas que contam com ônibus universitário, a iniciativa dá liberdade para os estudantes utilizarem o serviço conforme a necessidade pessoal. Foram distribuídos dois tipos de cartão: o RioCard e o Bilhete Único, que atenderão às necessidades da grade semestral de cada aluno.

A Coordenadoria de Juventude do município (COJUV) está à frente dos cadastros e da entrega dos passes. “O que nós estamos fazendo hoje é garantir ao estudante universitário que ele possa ter mais facilidade para concluir o curso. O projeto do Passe Livre Universitário é isso, beneficiar o estudante com o custeio da passagem para que ele possa ter mais oportunidade. A princípio foram contemplados 200 jovens mageenses, e o nosso objetivo é que ampliar o programa, porque ele é custeado integralmente pelo governo municipal”, explicou Anderson Ávila, coordenador da COJUV.

“Mais feliz eu não poderia estar, acho que só quem é universitário e arca com a passagem, que é bem alta, sabe o quanto é importante essa vitória que tivemos hoje. Eu curso fisioterapia em Teresópolis e moro em Santo Aleixo, então esse RioCard vai salvar meu orçamento. Desde que comecei o curso eu sabia que havia a Lei do Passe Livre, então eu estava sempre cobrando, fiz um pedido na Prefeitura e até criei uma página no Facebook, e hoje estou muito feliz. Esse RioCard vai fazer a diferença na vida de muitos acadêmicos e vai incentivar a continuidade das pessoas na faculdade”, declarou a aluna Carolina Fonseca.

Um dos criadores do projeto, o secretário de Agricultura Sustentável Álvaro Alencar, que é vereador licenciado do município, não escondeu a satisfação de ver a proposta colocada em prática. “É um sentimento indescritível de dever cumprido, saber que efetivamente o nosso governo está contribuindo para mudar a vida das pessoas. Esse projeto de autoria do prefeito Rafael Tubarão, e que eu tive a oportunidade de participar construindo essa Lei junto com ele, é algo extraordinário. Nenhum município da Baixada tem um programa dessa envergadura”.


A estudante Barbara de Azevedo cursa Letras em Petrópolis e também comemorou a oportunidade de fazer parte do primeiro grupo de beneficiados. “Precisamos muito disso, ainda mais porque estudamos muito longe. Eu estudo em Petrópolis e moro em Fragoso, pego duas conduções e uma delas não tem integração com o Bilhete Único, e aí eu tinha que pagar a passagem inteira, aumentando bastante meus gastos”, explicou.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar