Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo encerra Semana da Enfermagem com palestras e homenagens

sexta-feira, maio 18, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Prefeitura de Belford Roxo encerrou nesta sexta-feira (18) as atividades em comemoração à Semana Nacional de Enfermagem (12 a 20 de maio) com a apresentação de um seminário na Câmara Municipal de Vereadores. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem lotaram a plateia do local e assistiram palestras, vídeos e homenagens aos profissionais da área.

Os principais temas abordados foram: “História da Enfermagem”, ministrada pelo secretário-executivo de Saúde e responsável pelo setor de enfermagem, Jean Corrêa, que ainda destacou a vida de Florence Nightingale, uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos durante a Guerra da Crimeia (conflito entre o império russo e o império otomano, de 1853 a 1856) e na utilização do modelo biomédico, e a brasileira Anna Nery, que cerrou fileiras na Guerra do Paraguai, prestando socorros aos feridos e “Humanização no atendimento pela enfermagem”, ministrada pelo enfermeiro Fábio Luiz Francisco.

De acordo com o secretário de Saúde, Vander Louzada, a semana da enfermagem foi marcada por palestras, aperfeiçoamentos, cursos de acolhimento e uma série de homenagens. “O profissional da área da enfermagem é nosso primeiro contato com os pacientes. Por isso tem que estar preparado e capacitado para realizar esse acolhimento. Nesta semana, o prefeito Waguinho e toda a equipe da Saúde fizeram questão de prestar homenagens a esses profissionais que cuidam da nossa população, mas nem sempre são valorizados”, enfatizou o secretário.


Segundo Jean Corrêa, são 350 profissionais, incluindo enfermeiros, auxiliares e técnicos, trabalhando na rede. “Essa semana foi fundamental para mostrar a população o valor do profissional da enfermagem. Prestamos cuidados com carinho e dedicação, além de sermos responsáveis por diversas tarefas. Sem a enfermagem a saúde não funciona bem, pois somos uma das engrenagens fundamentais desse sistema”, concluiu Jean.

O enfermeiro Fábio Luiz Francisco destacou em sua palestra que a intenção é focar na capacitação e humanização dos profissionais. “O objetivo do evento é mostrar como se deve fazer o acolhimento de maneira mais humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. Nada mais justo do que ser passado aos profissionais do setor de enfermagem que estão sempre em contato com os pacientes”, informou Fábio. Participaram também do evento a representante do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Elize Lúcio, que entregou quadros de homenagem a enfermeiros, representantes dos cursos conveniados que oferecem estágios profissionalizantes e o secretariado municipal.

18/05/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar