Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

LBV alerta pais e filhos sobre a prevenção contra Violência sexual de crianças e adolescentes

sexta-feira, maio 18, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Belford Roxo — A Legião da Boa Vontade no município de Belford Roxo, Baixada Fluminense, realizou na última sexta-feira, 18 de maio, a palestra “O Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, alertando pais, responsáveis e jovens atendidos em sua unidade socioassistencial.
“O objetivo foi alertar e conscientizar os atendidos do programa Criança: Futuro no Presente!, seus pais e responsáveis sobre o enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, incentivando a participação e o protagonismo juvenil. Além da conscientização sobre o tema e a prevenção com suas famílias a fim de evitar que situações como essa venha a ocorrer. Por desconhecimento ou vergonha a criança não busca ajuda", reforçou a assistente social Márcia Nery, que apresenta outras informações importantes abaixo. Confira.

Disque 100*

“O encontro orientou também sobre como buscar ajuda. Por se tratar de criança, devemos falar preventivamente de maneira clara com uma linguagem voltada para ela, ajudando-a a distinguir expressões de carinho saudáveis das abusivas. Reforçamos também que caso isso ocorra, deve contar para alguém de confiança e aos canais oficiais como o disque 100”.

Alerta aos pais e responsáveis

Marlúcia Cirilo, gestora social da LBV detalha a participação com os pais: “com os pais e responsáveis foi feito uma oficina socioeducativa e a palestra e o objetivo foi reforçar a importância de se tratar do assunto, para que se evitem situações de violência. O responsável sendo melhor orientado, consegue identificar e evitar situações estranhas pelas quais a criança possa passar. Daí a importância de se estreitar os laços familiares, para que se sinta confortável de relatar aos pais sobre alguma situação estranha”.

Protagonismo infantojuvenil

As crianças que assistiram à palestra, a um vídeo voltado a elas, seguida de uma roda de conversa, e aprenderam direitinho as dicas de segurança e proteção. A pequena Brenda Santos, de 12 anos, destacou: “eu achei a palestra interessante, porque sei de casos que várias crianças no mundo já foram sequestradas e alguém já ofereceu alguma coisa de estranho. Se você também passar por isso, pode falar com um adulto ou disque 100”.

Prevenção: a grande forma de lutar contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Na LBV, as crianças e os adolescentes participam de oficinas educativas, todas permeadas pelos valores da Espiritualidade Ecumênica, diferencial da Instituição. Eles participam de debates sobre temas prioritários para a saúde infantil e jovem, agindo, assim, preventivamente. Além disso, a família toda é envolvida nas ações para que a criança se sinta protegida dentro e fora de casa.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar